Petista morto por bolsonarista 'previu' que sofreria atentado | aRede
PUBLICIDADE

Petista morto por bolsonarista 'previu' que sofreria atentado

Marcelo Arruda disse há 2 meses que policiais da esquerda seriam 'primeiras vítimas' de violência política, diz amigo

Marcelo Arruda comemorava os 50 anos de idade quando foi baleado.
Marcelo Arruda comemorava os 50 anos de idade quando foi baleado. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Marcelo Arruda disse há 2 meses que policiais da esquerda seriam 'primeiras vítimas' de violência política, diz amigo

O guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, morto por um bolsonarista, disse numa palestra dois meses antes de morrer que agentes de segurança de esquerda, não alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), como ele próprio, seriam "as primeiras vítimas" de uma escalada da violência política no país.

O relato é do advogado e professor de Direito Fábio Aristimunho Vargas, que sentou ao lado de Arruda num seminário para jovens sobre combate à violência, em Foz do Iguaçu (Paraná), no dia 14 de maio. Os dois palestraram no evento intitulado "Oficina da Juventude Contra a Violência" e, para Vargas, a fala de do guarda municipal parecia um prenúncio do que estava por vir.

Pouco menos de dois meses depois, Arruda seria assassinado a tiros pelo policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho, que invadiu a festa de aniversário de Arruda, no sábado (9) aos gritos de "Aqui é Bolsonaro" e começou a disparar. O tema da festa do guarda municipal era o PT e a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Arruda, que também estava armado, revidou depois de ser atingido e, antes de morrer, baleou Guaranho, que foi encaminhado para o hospital em estado grave.

Fábio Vargas disse à BBC News Brasil que o guarda municipal, que era petista, dizia se sentir "visado" por ser um agente de segurança de esquerda.

"O que ele falou nesse próprio evento é que policiais de esquerda como ele é que seriam as primeiras vítimas numa eventual escalada autoritária no país. Eles seriam os primeiros a cair, segundo ele explicou no seminário, para evitar que repassassem conhecimento estratégico a uma resistência democrática", contou.

"Ou seja, esses agentes de segurança de esquerda seriam os primeiros visados em qualquer tentativa de ruptura democrática que se instaurasse no país. E, lamentavelmente, foi ele o primeiro a tombar. Foi ele a primeira vítima desse vaticínio que ele mesmo fez, lamentavelmente."

Tratados como 'inimigos'

Vargas diz que Arruda era atuante em debates sobre segurança pública, moradia e assistência social em Foz do Iguaçu, além de ser conhecido por ter sido candidato a vice-prefeito pelo PT.

Segundo o advogado, o guarda municipal manifestava publicamente preocupação que a narrativa de Bolsonaro de classificar a esquerda e o PT "como inimigos" pudesse se reverter em violência, principalmente contra policiais que discordam da visão do governo.

"Ele dizia que, como policial de esquerda, estaria mais visado com esse comportamento de tratar o outro como inimigo, esse direito penal do inimigo que, segundo ele, o Bolsonaro vem tentando implantar no país, criminalizando a postura de esquerda, invocando uso de armas e incentivando a sua militância a ser aguerrida. Ele falou isso no evento", disse Vargas.

Com informações do portal G1

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE