Pesquisa diz que somente 12% dos brasileiros doam sangue | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisa diz que somente 12% dos brasileiros doam sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta terça-feira (14). Hemepar de PG reforça pedido de doações

A redução do estoque dos bancos de sangue, que ocorre, sazonalmente, no período do inverno.
A redução do estoque dos bancos de sangue, que ocorre, sazonalmente, no período do inverno. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta terça-feira (14). Hemepar de PG reforça pedido de doações

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Boa parte dos brasileiros sabe a importância do gesto dessas pessoas, mas o engajamento ainda é baixo. Um levantamento feito pela TIM com 123,5 mil clientes revela que 51% conhecem quem tenha doado nos últimos 12 meses, 37% que tenham passado por uma transfusão no mesmo período e 8% dos entrevistados também foram submetidos a uma. Por outro lado, apenas 12% doaram sangue e 24% não o fizeram. Além disso, o Junho Vermelho, campanha de conscientização para doação de sangue, é pouco conhecido: 26% sabem do que se trata, mas 46% só ouviram falar do movimento e 28% ignoram a sua existência.

Em relação à doação de sangue, 27% acreditam que houve aumento na sua conscientização e outros 27% que tudo permanece igual, enquanto 19% pensam que diminuiu o engajamento. O levantamento foi feito entre 16 e 22 de maio e mostra também que 56% dos entrevistados acreditam que as ações promovidas no Junho Vermelho contribuem para a sociedade; 12% as acham importantes porém ineficazes; e 10% pensam que não têm valia.

A data

A data homenageia o imunologista austríaco Karl Landsteiner, que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. “No período do inverno, a procura dos bancos de sangue cai lá embaixo. É um período que a demanda já cai lá embaixo e, infelizmente, já viemos de um período muito ruim e nossa preocupação é ainda maior, no inverno, com o estoque crítico”, aponta a coordenadora do Hemonúcleo de Ponta Grossa, Fabíola Viol Tonon Alves.

O Hemepar Ponta Grossa

A redução do estoque dos bancos de sangue, que ocorre, sazonalmente, no período do inverno, reforça o apelo do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) para que mais voluntários procurem a unidade de Ponta Grossa para realizar a doação de sangue.

A demanda por doações se torna ainda maior pelo fato de Ponta Grossa ser o centro de um grande cruzamento rodoviário e da grande probabilidade de acidentes. Segundo a coordenadora do Hemonúcleo de Ponta Grossa, Fabíola Viol Tonon Alves., o estoque atual do banco de sangue é incapaz de atender à necessidade diante de uma grande catástrofe, tendo que ser necessário recorrer a outros hemonúcleos ou mesmo de outras instituições que fazem a coleta de sangue, fora do município.

Como ser um doador 

Os critérios básicos para a doação de sangue são: peso mínimo de 51 quilos, apresentar um documento com foto, estar bem alimentado, descansado e hidratado. “Em jejum, não doa”, explica. Antes da doação, é feita uma entrevista de triagem com outros critérios para garantir que a doação seja segura para o doador e para o receptor. Quem tem a partir de 16 anos já pode doar, desde que acompanhado dos pais ou responsáveis, se menor de 18. A doação pode ser feita até os 69 anos e 11 meses – desde que não seja a primeira doação. Para quem nunca fez a coleta de sangue, o limite é de 60 anos para começar.

O agendamento para a doação pode ser feito online ou pessoalmente, no próprio Hemonúcleo. “O agendamento é uma forma de evitarmos as aglomerações e para que a pessoa organize melhor seu dia e se prepare para doar e que não venha estressada do trabalho, sem dormir ou sem comer. O agendamento é benéfico para nós, que nos organizamos para atender a essas pessoas e para quem quer estar com tudo em cima para vir doar no horário programado e dar tudo certo”, reforça.

As doações podem ser marcadas pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao. “Escolha uma data e horário que seja mais favorável para você, compareça o quanto antes aqui na Unidade”, orienta Fabíola.

Serviço:

Endereço: Rua Augusto Ribas, 131 – Centro (ao lado do Pronto Socorro)

Telefone:  (42) 3223-1616.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE