O que é melhor: smart tv ou adaptadores para sua tv antiga? | aRede
PUBLICIDADE

O que é melhor: smart tv ou adaptadores para sua tv antiga?

A dúvida atinge boa parte da população, afinal, são grandes as diferenças entre as duas possibilidades.

Artigo ajuda a entender qual é a melhor opção para o consumidor.
Artigo ajuda a entender qual é a melhor opção para o consumidor. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A dúvida atinge boa parte da população, afinal, são grandes as diferenças entre as duas possibilidades

Muitos de nós, ao fazer aquela limpeza na casa, nos deparamos com aparelhos eletrônicos antigos e algumas vezes com aquelas famosas TVs de tubo.

Com isso, algumas dúvidas podem surgir em nossa mente: “Vale a pena investir em adaptadores para a TV antiga?”, “será que posso transformá-la em smart TV?”, ou ainda, se estamos buscando uma nova TV, qual dos dois modelos vale a pena comprar.

Quer descobrir qual dessas opções vale mais a pena? Vamos juntos verificar qual é a melhor decisão para você, confira:

Quais são as principais diferenças entre as smart TVs e as TVs antigas?

Muitas vezes as diferenças entre uma smart TV e uma TV antiga não são muito claras, não é mesmo?

Isso se deve às atualizações que as empresas têm feito nas TVs de tubo ou com o design antigo, e por isso, estão mais parecidas com as TVs de tela plana.

Contudo, as diferenças são grandes e todo consumidor deve saber antes da compra ou da decisão de investir em adaptadores. As principais diferenças são, por exemplo:

- A TV antiga não tem integração com IA (Inteligência Artificial) e nem os streamings e programas usados; já as smart TVs contam com essa integração e na maioria das vezes, com os apps e streamings já instalados no seu menu;

- A TV antiga consome mais energia elétrica e pode aumentar os números da sua conta de luz no fim de mês; ao contrário das smart TVs, que em sua grande maioria são super econômicas,

- A TV antiga possui menos configurações para a melhora da imagem e áudio; já a smart TV conta com diversos artifícios para melhorar as cenas de filmes, etc.

Ainda vale a pena comprar TVs antigas?

Há quem goste de colecionar TVs antigas ou tenha apreço pelos modelos vintage, mas o que muitos se perguntam é se realmente vale a pena comprar TVs mais antigas.

Mas, não se engane! TVs antigas ou de tudo não são somente aquelas do tempo dos nossos pais e avós. Hoje em dia, muitas marcas ainda apostam nesse modelo, mas com uma tela mais fina e plana, as tão conhecidas TVs Slim.

Nesse caso, entenda qual é a sua preferência de modelo antes de escolher a sua TV, e se não tiver restrições, pode escolher a TV do modelo antigo mas com a tela plana, pagando mais barato que as smart TVs e aproveitando os benefícios deste modelo. 

Para pensar sobre o assunto, é interessante saber as vantagens das TVs antigas, que são:

- O formato mais encurvado da tela disponibiliza uma imagem mais abrangente, que consegue ser vista com qualidade de qualquer canto do ambiente;

- As imagens têm mais constante e um alto brilho;

- Disponibiliza um ótimo ângulo de visão,

- etc.

Visto isso, imaginamos que vale a pena, não é?

Contudo, é de igual importância saber os pontos negativos da TV antiga. O principal ônus deste modelo é o consumo de energia elétrica, que é significativamente maior do que as TVs modernas, projetadas de forma específica para performar melhor na eficiência energética.

Se comparar a TV antiga com um modelo em LED, então, conseguirá notar essa diferença de forma mais nítida, pois o LED é um material extremamente econômico e também mais sustentável, pois pode ser reciclado, diferente da TV de tubo.

Ao pensar desta forma, depende da visão e preferência do consumidor para saber se vale a pena ou não adquirir um TV antiga ou de tubo.

Se o desejo é de economizar com o produto e ter uma boa imagem, vale a pena adquirir uma TV de tubo ou no modelo antigo, ou ainda, permanecer com a sua caso já tenha uma em casa.

Caso contrário, se a vontade for de ter acesso a integração com tecnologias e uma tela mais fina, talvez essa não seja a melhor opção.

Afinal, o que é melhor: smart TV ou adaptadores para a sua TV antiga?

A resposta para a pergunta e a conclusão desse questionamento depende da necessidade do consumidor.

Caso queira um aparelho econômico e sustentável, e que também estejam integrados com as principais tecnologias, as smart TVs são as melhores pedidas (veja aqui também).

Se o consumo de energia elétrica não for tão relevante, mas quer uma imagem de qualidade e economizar no valor final do produto, as TVs de tubo ou antigas são uma boa alternativa.

Você pode adquirir adaptadores que transformam a sua TV antiga em smart TV e caso ela não conte com a função, usar também um conversor digital.

Então, ao analisar neste panorama, não há um modelo melhor, e sim o mais adequado para cada situação e preferência.

Como transformar a minha TV antiga em uma smart TV?

Sabia que há como transformar a sua TV antiga e uma smart TV com adaptadores e outros acessórios? Sim!

Para conseguir transformar a sua TV é simples, é preciso de alguns acessórios (não se preocupe, são todos baratos!). O primeiro é um conversor ou adaptador de HDMI em RCA/AV, que transforma a entrada HDMI da TV em um receptor RCA.

Com este adaptador em mãos, conecte os três fios RCA na TV e logo em seguida na outra extremidade do adaptador.

Depois desse passo concluído, você terá uma porta HDMI na sua TV e conseguirá conectar os mais diversos tipos de dispositivos. 

Contudo, para acessar os mais usados hoje em dia, como Netflix, Prime Video ou YouTube você deve usar um Chromecast ou Android Box, assim consegue espelhar o conteúdo do seu telefone para a tela da TV. Assim, terá em mãos um smart TV para assistir os seus programas preferidos!

E aí, você vai investir em transformar a sua tv antiga em smart com adaptador ou investir em uma nova smart TV? Qualquer que seja a sua escolha, com certeza terá acesso às funções que precisa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE