PR vai retomar concursos suspensos pela covid-19
Projeto de lei foi aprovado pelo Poder Legislativo; concursos são referentes ao Poder Executivo.

Projeto de lei foi aprovado pelo Poder Legislativo; concursos são referentes ao Poder Executivo
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) aprovou em primeiro turno, na sessão plenária desta terça-feira (22), o Projeto de Lei (PL) n.º 82/2022, que permite o Poder Executivo a dar continuidade a concursos públicos suspensos devido à pandemia da covid-19. O texto, assinado pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Casa, e Hussein Bakri (PSD), líder do Governo, avançou após receber 49 votos favoráveis e nenhum contrário.
A proposta, que tramita em regime de urgência, altera a Lei n.º 20.333, de 28 de setembro de 2020, suspendendo os prazos de validade dos concursos públicos já homologados durante o período de vigência de calamidade pública no Estado do Paraná, em decorrência do coronavírus.
Segundo o texto, os concursos públicos poderão ser retomados mediante a edição de ato específico por parte do Executivo, após análise das condições fáticas, ainda que durante o prazo de vigência do período de calamidade pública declarada pelo Decreto n.º 4.319, de 2020, ou suas eventuais prorrogações.
Os autores afirmam na justificativa da proposição à época de sua aprovação, a Lei n.º 20.333, de 2020, possibilitou minimizar os prejuízos ocasionados pela pandemia do coronavírus, preservando a validade de concursos homologados. No entanto, diz a justificativa, passados quase dois anos de sua publicação, “se faz necessária a adequação legislativa de modo a deixar claro que a Administração pode continuar, se assim entender possível, a praticar os atos necessários para o prosseguimento dos concursos”.
“Esse projeto decorre de uma necessidade do serviço público. É uma exceção que está sendo pedida. O concurso público para ser retomado tem que ter a edição de um ato específico motivado. Não é para qualquer concurso e por qualquer razão”, explicou o deputado Romanelli. “Temos muita gente que precisa ser chamada e que precisa trabalhar. Por isso precisamos aprovar quanto antes essa proposição para isso ser colocado em prática”, complementou Bakri.
Mais informações: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.





















