Lula afirma que passagem por Curitiba foi grande aprendizado | aRede
PUBLICIDADE

Lula afirma que passagem por Curitiba foi grande aprendizado

A declaração foi feita pelo petista na manhã desta terça-feira (15), na primeira entrevista a um veículo de Curitiba após deixar prisão.

Ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A declaração foi feita pelo petista na manhã desta terça-feira (15), na primeira entrevista a um veículo de Curitiba após deixar prisão

Em sua primeira entrevista para um veículo de comunicação de Curitiba, onde esteve preso por 580 dias, na sede da Polícia Federal (PF), o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a passagem pela cidade “foi um grande aprendizado”. A declaração foi feita pelo petista na manhã desta terça-feira (15), ao vivo, para a jornalista Denise Mello, na Rádio Banda B.

“Minha relação com Curitiba sempre foi de profundo respeito e admiração, pela cidade e pelo povo, sempre me tratando com muita decência. Não foram poucas as vezes que fui ao Paraná e Curitiba e não confundo o que aconteceu comigo em 2018. Tinha uma pequena quadrilha montada dentro do Ministério Público e um juiz em Curitiba, que resolveu contar a maior mentira desse País. Foi a primeira vez que a Justiça, junto com a imprensa, combinaram o que fazer e para o que fazer. Eu poderia ter saído do Brasil e, quando tomei atitude de ir a Curitiba, foi porque tinha muita convicção que iria comprovar minha inocência e parcialidade do Sergio Moro”, disse Lula.

O ex-presidente teve a presença de apoiadores durante todos os dias em que esteve preso. Segundo ele, a vigília noite e dia na frente da PF foi um incentivo. “Nunca tinha acontecido na história política do País, com pessoas do Paraná, do Brasil inteiro e de fora gritando 580 dias bom dia, boa tarde, boa noite. Foi um aprendizado muito grande". E complementou: “Curitiba não tem nada a ver com o que aconteceu comigo. Foi um espaço físico onde Moro trabalhava e resolveu contar uma mentira".

Prisão

Lula esteve preso por 580 dias entre 7 de abril de 2018 e 8 de novembro de 2019. O ex-presidente foi condenado em julho de 2017 pelo então juiz Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão. As acusações eram de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em uma ação penal que envolvia a aquisição de um triplex no Guarujá, em São Paulo. Na segunda instância, a condenação de Lula foi aumentada para 12 anos e um mês de prisão.

O petista foi o primeiro ex-presidente preso acusado de cometer um crime comum. Ele foi libertado em novembro de 2019 após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter derrubado a prisão de condenados em segunda instância.

Em 8 de março de 2021, o ministro Edson Fachin, do STF, anulou as condenações de Lula por considerar que foram decididas por um tribunal que não tinha competência jurisdicional para julgar o caso. A decisão atendeu um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente. Em 15 de abril de 2021, o plenário do Supremo Tribunal Federal, em sua maioria, anulou oficialmente as condenações do ex-presidente feitas pelo então juiz Sergio Moro. Lula ficou preso na Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná.

Assista a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

Com informações: Banda B.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE