Defensor de ideais nazistas é preso pela PF no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Defensor de ideais nazistas é preso pela PF no Paraná

O estudante vinha divulgando imagens contendo mensagens depreciativas e imagens de menosprezo acerca do povo judeu, entre outros crimes.

O estudante vinha divulgando imagens contendo mensagens depreciativas e imagens de menosprezo acerca do povo judeu, entre outros crimes.
O estudante vinha divulgando imagens contendo mensagens depreciativas e imagens de menosprezo acerca do povo judeu, entre outros crimes. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O estudante vinha divulgando imagens contendo mensagens depreciativas e imagens de menosprezo acerca do povo judeu, entre outros crimes

Um estudante Instituto Federal do Paraná (IFPR), de Paranaguá, que se autointitulava um “nazista alemão reencarnado” e divulgava vídeos e imagens dos massacres ocorridos nas cidades de Suzano/SP (2019) e Columbine/CO/EUA (1999), está sendo investigado pela Polícia Federal (PF).

Nesta terça-feira (17), em mandado de busca e apreensão na residência do estudante, investigado pela prática de crimes de incitação ao crime de racismo, veiculação da cruz suástica, ideais nazistas e de supremacia branca em redes sociais, foram apreendidos materiais. Após o cumprimento da ordem judicial, o estudante teve seus dispositivos eletrônicos apreendidos pela equipe de investigação e foi ouvido na Delegacia de Polícia Federal de Paranaguá, no Litoral do Paraná.

Com análise do conteúdo, a PF pode concluir as investigações ou mesmo identificar outros envolvidos.

Se comprovada prática do crime, o jovem será indiciado pela PF e poderá sofrer pena de até cinco anos de reclusão e multa, conforme art. 20, parágrafo 1°, da Lei 7.716/1989, além de eventuais outros crimes que possam ser identificados partir das buscas.

Segundo a investigação da PF, conduzida na Delegacia de Paranaguá, o jovem vinha divulgando imagens contendo mensagens depreciativas e imagens de menosprezo acerca do povo judeu.

Em nota a IFPR se manifestou sobre o caso. Leia abaixo:

"A comunidade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) recebe com repulsa e tristeza a notícia de que um de seus estudantes está sendo investigado pela Polícia Federal por apologia a atos e ideais nazistas. Um mandado de busca e apreensão na casa do jovem foi cumprido pela Polícia Federal nesta quarta-feira (17), em Paranaguá.

A Lei antirracismo (Lei 7.716, de 5 de janeiro de 1989) tipifica como crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

Informamos que, no âmbito do IFPR, a situação específica deste estudante já estava sendo tratada em um processo disciplinar no Campus Paranaguá e que o caso continuará sendo analisado nas instâncias institucionais apropriadas, no tempo adequado, e com respeito à ampla defesa, como deve ocorrer no Estado Democrático de Direito.

De qualquer forma, não podemos deixar de pontuar que a Democracia; a Diversidade Humana e Cultural e a Valorização das Pessoas são valores inegociáveis do IFPR e que a defesa de discursos nazifascistas, que tanto mal já causaram à humanidade, é inadmissível e jamais encontrará espaço em nossa instituição."

Com informações: Banda B.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE