Paranaguá vacina pessoas com 34 anos sem comorbidades | aRede
PUBLICIDADE

Paranaguá vacina pessoas com 34 anos sem comorbidades

Entre doses recebidas e aplicadas, cidade é que mais vacina no Paraná

Entre doses recebidas e aplicadas, cidade é que mais vacina no Paraná
Entre doses recebidas e aplicadas, cidade é que mais vacina no Paraná -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Entre doses recebidas e aplicadas, cidade é que mais vacina no Paraná

Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na tarde da terça-feira (15), Paranaguá até agora é o município do Paraná, em proporção às doses recebidas e aplicadas, que mais vacinou a população contra o Coronavírus. O município já imunizou 64.086 cidadãos com a primeira dose e 21.635 com a segunda dose, totalizando 85.721 doses aplicadas até o presente momento, segundo os dados da Sesa.

De acordo com o Vacinômetro da Sesa, foram distribuídas a Paranaguá 56.567 doses para a imunização inicial, sendo aplicadas até o momento 64.086 na população com relação à primeira dose: 113,3% do total. Para a segunda dose, foram repassadas 20.051 doses e já foram aplicadas 21.635, 107,9% do total.

Porém, a Prefeitura de Paranaguá, a qual atualiza os dados em tempo real, já adiantou que o número de primeiras doses aplicadas passa dos 70 mil. Com relação ao número total de doses aplicadas, algo que possui relação com o número de população que cada município possui, visto que, cidades maiores recebem mais doses da vacina, Paranaguá consta na sétima colocação no número geral de imunizantes aplicados.

Entre os 399 municípios do Estado, a cidade litorânea está atrás de Curitiba (1.º), Maringá (2.º), Londrina (3.º), São José dos Pinhais (4.º), Cascavel (5.º) e Foz do Iguaçu (6.º).

Logística agilizada

A Prefeitura de Paranaguá organizou a Estação Ferroviária como o centro de vacinação contra a Covid-19 no município, onde cerca de 100 profissionais atuam no drive thru e na parte interna do prédio na imunização da população, agilizando a logística de vacinação. Outro ponto é que o município recebeu mais de 12 mil doses para imunização dos trabalhadores portuários, grupo prioritário presente no Plano Estadual de Vacinação.

Outro ponto está sendo a destinação de lotes para outra faixa da população prioritária em Paranaguá, a população ribeirinha. Pessoas que residem nas comunidades marítimas Teixeira, Europinha, Eufrasina, Piaçaguera, Ponta de Ubá, São Miguel e Amparo já estão sendo imunizadas por equipes do município desde o dia 5 de junho.

“A vacina não para. Ela não fica na Estação, ela vai para o braço da população. Esse negócio de ficar esperando a semana inteira para vacinar não é com a gente. É no braço e é de imediato”, afirma o prefeito Marcelo Roque.

A expectativa é de que a aceleração da imunização prossiga, visto que, segundo o prefeito, mais doses deverão ser enviadas pela Sesa e Ministério da Saúde durante o decorrer da semana. “Então nós vamos ter uma semana bastante agitada aqui na Estação, com bastante vacinação, essa é a nossa expectativa”, explica, frisando que, assim que os imunizantes chegam, o município agilizará a vacinação da população o mais rápido possível, algo que inclui dias de fim de semana e feriados. “Estamos ansiosos que lá pelo mês de outubro ou novembro nós possamos estar já com 100% do público-alvo acima de 18 anos pelo menos com a primeira dose aplicada no braço da população”, complementa.

Motivos da aceleração da imunização

Marcelo Roque afirma que o status atual positivo da vacinação não ignora a reserva da segunda dose. “Fazemos um planejamento de tudo isso. Estamos fazendo rapidamente a vacinação por faixa etária e não estamos deixando faltar para comorbidades, Benefício de Prestação Continuada (BPC), profissionais da educação”, informa o gestor. “Não está brotando vacina de lugar nenhum. A quantidade que vem para Paranaguá vem para todo o Paraná com relação ao número de habitantes. Ninguém tem privilégio. Aqui temos um lugar específico que vacina 8 mil pessoas ao dia e que não fica parado, não ficamos com as vacinas aqui. Tivemos um planejamento por faixa etária, tivemos também a vacinação da população ribeirinha, que muitos municípios não têm”, finaliza o prefeito.

As informações são da Folha do Litoral

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE