Coronavírus já matou 50 médicos no Paraná
Efeitos da pandemia sobre os profissionais da medicina vão muito além da contaminação pela doença

Efeitos da pandemia sobre os profissionais da medicina vão muito além da contaminação pela doença
O falecimento do médico Luiz Lucacin (CRM-PR 1.260), de Mariluz, região Noroeste do Estado, foi o quinquagésimo óbito de médico ou médica causado pela Covid-19 no estado do Paraná. A informação é do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR); que publicou uma nota de pesar nesta quarta-feira (18).
O Dr. Luiz morreu 30 minutos depois da esposa, Ely de Barros Lucacin. O casal estava internado há vários dias devido a complicações da Covid-19 no hospital Cemil, de Umuarama.
Com a vacinação dos médicos e médicas, o número de mortos pela Covid tende a diminuir e cessar. Mas os efeitos da pandemia sobre os profissionais da medicina vão muito além da contaminação pela doença.
Os médicos e médicas estão sobrecarregados, cumprindo jornadas longas e extenuantes. Muitos deles enfrentam pressão psicológica, assédio moral, e outra dificuldades que podem minar a sua resistência e sua saúde física e psíquica.
O Simepar vem lutando para defender os direitos dos médicos e médicas para o bom exercício da Medicina. Quaisquer denúncias sobre condições de trabalho impróprias, assédio moral e outra podem ser enviadas para o Simepar pelo e-mail: simepar@simepar.com.br.
Fonte: Assessoria Simepar





















