Como usar com segurança o WhatsApp | aRede
PUBLICIDADE

Como usar com segurança o WhatsApp

Uma ferramenta é aquela que o malavida.com lançou, onde são publicadas todas as falhas de segurança

Há pessoas que se especializaram em clonar o whats e você poderá ter muita dor de cabeça
Há pessoas que se especializaram em clonar o whats e você poderá ter muita dor de cabeça -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma ferramenta é aquela que o malavida.com lançou, onde são publicadas todas as falhas de segurança 

O mundo virtual possibilita inúmeras vantagens e facilita a vida das pessoas. A tecnologia disponibiliza grande gama de aplicativos para os mais variados tipos de serviços e necessidades. Um deles é  WhatsApp – uma multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Muito mais do que as mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF. Conseguem, ainda, fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet.

São vários os benefícios do WhatsApp. O usuário, por exemplo, pode usá-lo no computador, desde que o smartphone com a conta logada esteja conectado à rede. Por meio do WhatsApp Web ou do WhatsApp Desktop, usuários podem trocar mensagens e conferir o status dos seus contatos sem precisar interagir com o telefone.

Em vários sites especializados existem lista com os alguns truques dessas versões do mensageiro mais popular do mundo. Um deles é ‘Ativando o Modo Escuro’, uma alternativa para quem trabalha muito com o mensageiro durante a noite e precisa de um descanso para os olhos. Para ativar o Modo Escuro, clique nos três pontinhos que ficam ao lado da sua foto de perfil (na versão web) ou na seta para baixo (na versão desktop) e vá em configurações. Em “Tema”, basta escolher então uma das três opções: “Claro”, “Escuro” ou “Automático”.

Porém, muito cuidado. Há pessoas que se especializaram em clonar o whats e você poderá ter muita dor de cabeça se for vítima desses golpistas. O golpe consiste de uso de engenharia social para que a vítima passe o código de 6 dígitos recebido por SMS ao criminoso, código este necessário para habilitar a conta de WhatsApp em um novo aparelho e, com isso, o criminoso tendo posse do WhatsApp da vítima, faz solicitações de depósitos, pagamento, transferência de valores aos contatos da mesma.

A vítima faz um anúncio de algum objeto, serviço, veículo e outros, em sites de vendas (por exemplo, OLX, Mercado Livre) e fornece seu telefone celular como contato. Logo após a efetivação desse anúncio, a vítima recebe um telefonema de pessoa se passando por colaborador do referido site, alegando que precisa "validar o anúncio" recém feito e que irá enviar um código por SMS, que deve ser ditado pela vítima ao interlocutor. A vítima, acreditando estar conversando com alguém do site em questão, fala o código e em seguida perde o acesso a sua conta do WhatsApp.
Ocorre que o interlocutor não trabalha no site de venda em questão, mas é um criminoso que sabendo do número de telefone celular da vítima pelo anúncio faz uma nova instalação de WhatsApp em outro aparelho e, para concluir essa instalação, necessita do código, e é aí que entra a engenharia social descrita.
Essa é uma das formas pela qual o golpe é feito. Existem outras formas de engenharia social para conseguir o código de 6 dígitos, a depender da criatividade do criminoso. Dentre as mais comuns estão a história do "programa de TV que quer fazer um convite à vítima para que ela participe do programa", a história do "voucher que a vítima ganhou para ter bônus ou acesso a algum lugar, serviço ou produto".

Existem formas de como se precaver. Habilite a confirmação em duas etapas em sua conta do WhatsApp. Não repasse códigos fornecidos por SMS ou outra informação sem antes entrar em contato com as empresas em questão através de canais de atendimento oficiais. Lembre-se que, como regra, grandes empresas na Internet não mantêm contato com clientes através de aplicativos de mensagens.

Uma ferramenta útil é aquela que o malavida.com lançou, onde são publicadas todas as falhas de segurança do WhatsApp. Malavida é um site especializado em apps para Android, e outras plataformas, que faz reviews das mesmas e os oferece para download legal e gratuito, independentemente de seu país de origem e de seu dispositivo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE