Comércio do Paraná tem alta nas vendas pelo 6º mês seguido | aRede
PUBLICIDADE

Comércio do Paraná tem alta nas vendas pelo 6º mês seguido

Setor teve aumento de 1,1% em outubro em relação a setembro e 4,7% em comparação a outubro de 2019

Venda de móveis cresceu neste ano
Venda de móveis cresceu neste ano -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Setor teve aumento de 1,1% em outubro em relação a setembro e 4,7% em comparação a outubro de 2019 

O comércio paranaense cresceu 1,1% em outubro em relação a setembro e 4,7% em comparação a outubro de 2019, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na última quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os índices são da variante ampliada, que engloba as vendas de veículos e materiais de construção e apresenta retrato mais fiel da atividade econômica.

Na série com ajuste sazonal (que equilibra os dados) o avanço entre setembro e outubro é o sexto consecutivo e o oitavo do ano do comércio no Paraná. Os crescimentos foram de 2,7% em janeiro, 0,8% em fevereiro, 27,2% em maio, 3% em junho, 0,5% em julho, 3% em agosto e 1,1% em setembro. Os meses com queda foram março (-12,4%) e abril (-14,5%).

“O comércio cresce ancorado na expectativa de melhora do cenário econômico. Apesar dos números ainda tímidos, é um movimento constante e que acompanha a evolução na indústria, as contratações com carteira assinada e os investimentos do setor privado”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “E há um cenário otimista pela frente com as vendas de fim de ano”, completou Ratinho Junior. De acordo com as pesquisas conjunturais da Fecomercio, no acumulado do ano, todas as seis regiões do Paraná pesquisadas apresentam queda, na comparação com 2019. Contudo, a região de Ponta Grossa apresenta o melhor desempenho, com uma queda menor, em relação às outras regiões, de 2,3% - a média estadual é de uma retração de 6,92%.

Para o mês do dezembro, as perspectiva são positivas, acredita o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa, José Loureiro. Até o momento, ele afirma que as vendas estão satisfatórias, e que com o aquecimento previsto para os próximos dias, acredita que possam superar as de dezembro de 2019. “Esse mês de dezembro vai ser muito bom para o comercio. Temos um concorrente, que é o e-commerce; muitas pessoas aprenderam a comprar pela internet durante a Covid. Mas quem sabe tenhamos números melhores que os do ano passado”, informou.

Acordo de abertura em horário estendido não foi assinado

Neste ano, o aditivo do horário especial de Natal não foi assinado entre os sindicatos patronal (Sindilojas) e laboral (Sindicato dos Comerciários) para as lojas de rua em Ponta Grossa. Com isso, não há a estipulação exata do horário de abertura das lojas de forma estendida. Junto ao sindicato laboral, dezenas de lojas já assinaram os acordos individuais, regulamentando a abertura no sábado, domingo, e a partir do dia 14, até às 22 horas. Já o sindicato patronal afirma que, com base no decreto municipal, os lojistas podem abrir no horário que desejarem, mesmo sem acordo com sindicatos, desde que observando as leis trabalhistas (CLT).

Com informações da AEN

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right