Roupas íntimas devem ser lavadas com mais cuidado | aRede
PUBLICIDADE

Roupas íntimas devem ser lavadas com mais cuidado

Apesar da importância da peça, muitos ainda não sabem cuidar adequadamente das roupas íntimas

Práticas comuns, como uso de máquina ou, ainda, lavar a calcinha durante o banho, podem ser extremamente prejudiciais para a saúde íntima
Práticas comuns, como uso de máquina ou, ainda, lavar a calcinha durante o banho, podem ser extremamente prejudiciais para a saúde íntima -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Apesar da importância da peça, muitos ainda não sabem cuidar adequadamente das roupas íntimas

As roupas íntimas fazem parte do dia a dia de quase todos. No caso das mulheres, a escolha da lingerie pode, inclusive, afetar sua confiança e autoestima, já que o caimento do sutiã ou da calcinha pode mudar a aparência do corpo em poucos minutos.

Apesar da importância da peça, muitos ainda não sabem cuidar adequadamente das roupas íntimas, principalmente quando se trata da lavagem. Práticas comuns, como uso de máquina ou, ainda, lavar a calcinha durante o banho, podem ser extremamente prejudiciais para a saúde íntima.

Portanto, intensificar o cuidado com esse tipo de roupa não é apenas uma estratégica para fazer com que a peça dure mais, como também é essencial para evitar alergias e a proliferação de bactérias na região genital.

Imagem ilustrativa da imagem Roupas íntimas devem ser lavadas com mais cuidado
 

Muitas pessoas ainda não lavam a roupa íntima adequadamente | Foto: Vest Rio Lingerie

Técnicas para lavar roupas íntimas

A técnica mais adequada para lavar as roupas íntimas, indicada por ginecologistas e especialistas, é a lavagem manual, com água corrente. A lingerie tende a ser muito mais delicada do que uma peça de roupa comum e, portanto, corre risco de rasgar quando posta na máquina. Porém, para quem realmente não consegue lavar à mão todas as suas calcinhas e sutiãs, é preciso redobrar a atenção.

Na máquina de lavar, deve-se inserir o mínimo possível de sabão em pó e amaciante, já que é possível que ocorra o acúmulo de resíduos do produto na peça. Como a calcinha entra em contato direto com a região íntima, o resultado pode ser alergias e infecções.

Além disso, seja na mão ou em máquinas, o fato é que os micro-organismos que vivem nas lingeries não são fáceis de eliminar. Para isso, a dica é deixar as peças de molho em água quente, com temperatura acima de 40ºC.

Quais produtos de limpeza utilizar

Excesso de artigos de limpeza pode ser prejudicial na hora de lavar uma roupa íntima. Mesmo em casos que não haja acúmulo de produto, as substâncias químicas presentes em sabões em pó e amaciantes ainda podem causar alergias e prejudicar a flora bacteriana natural da região. Esse, inclusive, é um dos motivos por trás de doenças ginecológicas, como a candidíase de repetição.

O indicado é usar menos produto possível, quando a lavagem for feita na máquina. Já para quem consegue lavar à mão, vale apostar em sabonetes de barra neutros e sabão de coco, que são mais naturais, diminuindo a chance de reações alérgicas.

Cuidado com a secagem da lingerie

A hora de secar a lingerie também é um momento em que muitas pessoas cometem erros importantes. Deixar calcinhas secando no box, após lavá-las no banho, apesar de ser um hábito comum, não é o mais indicado. O ambiente do banheiro é mais úmido e, por isso, há uma rápida proliferação de bactérias. O ideal é deixar a roupa íntima secar no local mais arejado possível.

A presença do sol também é outro fator que auxilia na eliminação de bactérias. Dessa forma, para quem não consegue lavar as peças em água de alta temperatura, como recomendado, deixá-las secando ao ar livre, em um dia quente, é uma forma de prevenção.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE