Presidente da Compagas é eleito vice da Abegás | aRede
PUBLICIDADE

Presidente da Compagas é eleito vice da Abegás

Rafael Lamastra Jr. é o representante do Paraná na entidade e terá a missão de intensificar as ações para ampliar a participação do gás canalizado na matriz energética nacional

Imagem ilustrativa da imagem Presidente da Compagas é eleito vice da Abegás
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Rafael Lamastra Jr. é o representante do Paraná na entidade e terá a missão de intensificar as ações para ampliar a participação do gás canalizado na matriz energética nacional

O diretor-presidente da Compagas (Companhia Paranaense de Gás), Rafael Lamastra Jr., foi eleito nesta quarta-feira (01/07) vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), entidade responsável pelo desenvolvimento da cadeia de gás natural em todo o Brasil. A eleição aconteceu durante a 88ª Assembleia Geral Extraordinária de Associados. Lamastra Jr. exercerá a posição ao lado do diretor-presidente da Gás de Alagoas (Algás), Arnóbio Cavalcanti Filho, que assume a presidência do Conselho.

“É uma honra representar o Paraná na entidade nacional que estimula e incentiva o setor de gás natural”, afirma Lamastra Jr. “Nosso papel será intensificar as ações que garantam a ampliação do mercado de gás natural no país, incluindo a sensibilização de todos os agentes envolvidos com o necessário aumento da nossa infraestrutura de transporte e distribuição”, aponta.

O diretor da Compagas também ressalta o papel da entidade, que é estar sempre comprometida com a defesa de todo o negócio, em especial às causas que envolvem o desenvolvimento do mercado de gás, como o aumento da concorrência e consequente abertura do mercado, preservando o papel dos Estados na regulação e concessão do setor de distribuição. “A Abegás tem papel fundamental na defesa do segmento do gás natural no Brasil, com foco na construção de um ambiente sustentável, seguro e competitivo - que privilegia a manutenção do equilíbrio e o contínuo crescimento deste mercado, protegendo os consumidores e garantindo estabilidade para a atuação das distribuidoras”, destaca.

Criada em 1990, a Abegás representa as empresas concessionárias dos serviços de distribuição de gás canalizado no Brasil. Os novos membros do Conselho de Administração farão a gestão do período 2020/2023. O Conselho é composto por mais sete integrantes: um da região Centro-Oeste (Rui Pires dos Santos, da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul - MSGás); dois da região Nordeste (Hugo de Santana de Figueirêdo Junior, da Companhia de Gás do Ceará - Cegás; e Luiz Raimundo Barreiros Gavazza, da Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás), um da região Norte (José Carlos de Salles Garcez, da Companhia de Gás do Pará - Gás do Pará), dois da Sudeste (Pedro Magalhães Bifano, da Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig; e Nelson Roseira Gomes Neto, da Companhia de Gás de São Paulo - Comgás), um da região Sul (Carlos Ivan Camargo de Colón, da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul - Sulgás).

A nova gestão assume em um momento em que as empresas distribuidoras, como prestadoras de serviço essencial, vem fazendo um grande esforço para seguir com o fornecimento de gás natural a todos os seus clientes de forma segura e eficaz, preservando a saúde de seus colaboradores e clientes, e ainda superando os efeitos econômicos da pandemia. “É um momento oportuno para fortalecer ainda mais a entidade e valorizar o setor da distribuição. E de garantir que, ao sair da crise, tenhamos o negócio do gás canalizado equilibrado e apto a atender às demandas da retomada do desenvolvimento da economia”.

A Compagas 

Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural canalizado aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol). Atualmente, a Compagas conta com mais de 47 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE