Ministro da Saúde confirma caso de coronavírus no país | aRede
PUBLICIDADE

Ministro da Saúde confirma caso de coronavírus no país

Paciente de 61 anos é morador de São Paulo e voltou da Itália, país que vive epidemia da doença nos últimos dias

Anúncio foi feito pelo próprio ministro da Saúde em coletiva de imprensa nesta quarta
Anúncio foi feito pelo próprio ministro da Saúde em coletiva de imprensa nesta quarta -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Paciente de 61 anos é morador de São Paulo e voltou da Itália, país que vive epidemia da doença nos últimos dias

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (26), o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta confirmou o primeiro caso do coronavírus no Brasil. O paciente de 61 anos voltou da Itália no dia 21 de fevereiro e apresentou quadro de problemas respiratórios e outros sintomas da doença. Os primeiros exames tinham confirmado a contaminação e a contraprova também apresentou sinais do covid-19.

Mandetta elogiou o atendimento recebido pelo paciente ao dar entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde foram coletados os primeiros materiais que tinham apontado a contaminação pelo vírus. A contraprova foi analisada pelo Instituto Adolfo Lutz, que rapidamente confirmou a presença do vírus no organismo do brasileiro.

Ainda segundo o ministro, o status sanitário no país não sofreu alterações e continua como ‘emergência de saúde nacional’ – esse status tinha sido implantado a partir da chegada do avião com os brasileiros repatriados da China. “É uma gripe que se comporta de maneira mais agressiva em pacientes acima de 60 anos e os pacientes jovens são mais poupados”, esclarece o ministro, acrescentando que a preocupação da Itália é natural pelo alto número de idosos que vivem no país.

“Vamos ver como esse vírus vai se comportar no hemisfério sul, num país de verão, com o clima tropical, vamos analisar como é o comportamento dele numa temperatura diferente”, complementa Mandetta. Ele anunciou ainda que as pessoas que tiveram contato eventual e prolongado com o paciente infectado também serão monitorados e algumas providências serão adotadas para evitar a possível disseminação do vírus.

José Henrique Germann Ferreira, secretário de Estado de Saúde de São Paulo, confirmou que o paciente está em isolamento domiciliar e seu quadro de saúde é considerado bom. Ele deve permanecer em casa até que ele deixe de apresentar os sintomas da covid-19.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE