Governo do Estado antecipa ações para evitar coronavírus | aRede
PUBLICIDADE

Governo do Estado antecipa ações para evitar coronavírus

Segundo Secretaria de Estado da Saúde o Paraná está vigilante e preparado

Em entrevista na tarde desta quarta-feira (29) para o Jornal da Manhã e portal aRede o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto relata que a Secretaria de Saúde está trabalhando com a antecipação e na prevenção com cuidado especial em terminais de desembarque no Estado
Em entrevista na tarde desta quarta-feira (29) para o Jornal da Manhã e portal aRede o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto relata que a Secretaria de Saúde está trabalhando com a antecipação e na prevenção com cuidado especial em terminais de desembarque no Estado -

Cristiano Barbosa

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Segundo Secretaria de Estado da Saúde o Paraná está vigilante e preparado

O Governo do Estado do Paraná juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado, está antecipando ações para evitar o coronavírus e concentram cuidado especial com os terminais de desembarque como o Porto de Paranaguá e aeroportos.

No Estado, foram registrados dois casos tratados com suspeitos onde a Secretaria de Saúde do Paraná descartou a suspeita nesta quarta-feira (29) de coronavírus de um homem de 29 anos. O paciente continua internado em isolamento no Hospital Santa Cruz, em observação. A secretaria informou também que segue investigando um segundo caso suspeito, de uma mulher de 23 anos. Ambos viajaram à China recentemente e apresentaram os sintomas como febre e infecção respiratória.

Em entrevista na tarde desta quarta-feira (29) para o Jornal da Manhã e portal aRede o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto relata que a Secretaria de Saúde está trabalhando com a antecipação e na prevenção com cuidado especial em terminais de desembarque no Estado “Nós estamos trabalhando com a antecipação e na prevenção ao coronavírus, com orientações aos agentes de Saúde de todo o Estado e nos pontos de vulnerabilidade como aeroportos e no Porto de Paranaguá. Os dois casos de suspeitas que tivemos no Paraná, já estão descartados esperando laudo clinico de um dos casos. Mas as antecipações em possíveis suspeitas continuam. ” assinala.

O secretario ressalta que foi emitida uma Nota Informativa com recomendações para que profissionais de Saúde adotem medidas preventivas, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. “A Secretaria de Saúde do Estado está trabalhando ações de orientações e a destinação de materiais para o Samu, UPA’s e Regionais de Saúde de todo o estado. ” assinala.

Beto Preto reforçou também que o Paraná não é considerado região em nível elevado de contaminação e que estão tratando o caso com maior sobriedade e transparência para a população. “Não tem motivo para alarme ou comoção popular. Tudo está dentro dos padrões esperados. Estamos tratando o caso com maior transparência e sobriedade onde estamos repassando todas as informações para que não ocasione um alarme para a população. “complementa.

 A Nota Informativa emitida para os profissionais de Saúde, destaca que é prudente adotar os cuidados básicos de higiene para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas.

Em humanos, o Novo Coronavírus pode ser transmitido pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância, sendo também transmitido por objetos contaminados.
O vírus pode se disseminar no ar, afetando principalmente pessoas com a imunidade debilitada.
No caso de sintomas sugestivos de doença respiratória, as pessoas devem procurar atendimento médico e compartilhar o histórico de viagens.
O período de incubação do vírus é de cerca de 2 a 7 dias, podendo chegar a 16 dias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE