Residentes são preparados para solucionar questões ambientais | aRede
PUBLICIDADE

Residentes são preparados para solucionar questões ambientais

Desafio que eles têm pela frente é aliar os conhecimentos técnico e científico para solucionar questões ambientais e trazer mais agilidade aos processos de licenciamento no Paraná

Pelos próximos dois anos, os estudantes farão residência técnica no Instituto de Água e Terra
Pelos próximos dois anos, os estudantes farão residência técnica no Instituto de Água e Terra -

Agência Estadual de Notícias

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O governador em exercício Darci Piana esteve nesta segunda-feira (18) em Faxinal do Céu, no município de Pinhão (região central do Paraná) para recepcionar os 220 estudantes da Residência Técnica em Engenharia e Gestão Ambiental, promovida em parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O desafio que têm pela frente é aliar os conhecimentos técnico e científico para solucionar questões ambientais e trazer mais agilidade aos processos de licenciamento no Paraná. Eles ficarão no local durante uma semana para uma imersão, com o objetivo de conhecer a estrutura do Estado na área ambiental.

Pelos próximos dois anos, os estudantes farão residência técnica no Instituto de Água e Terra (IAT), que une os atuais institutos Ambiental do Paraná (IAP), de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) e das Águas. Ao mesmo tempo, terão formação acadêmica pela UEPG, que equivale a uma pós-graduação. As aulas serão a distância, já que os profissionais atuarão nas 20 regionais da secretaria em todo o Estado.

Para Piana, os residentes serão essenciais para agilizar os processos de licenciamento ambiental do Estado, necessários para ampliar o desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental.

“São jovens que acabaram de sair da graduação, que estarão preparados e vêm com vontade de ajudar o Paraná. Temos uma grande necessidade de modernizar a área ambiental do Estado e prepará-lo para ser o melhor do País”, disse o governador em exercício.

Piana acrescentou que o Estado precisa dar uma resposta rápida para quem quer instalar um empreendimento no território paranaense. “A demora nos processos de licenciamento ambiental é um dos gargalos do nosso desenvolvimento”, ressaltou.

Formação

A formação desta semana conta com palestras com representantes do setor produtivo, do Ministério Público e de órgãos ambientais, além do primeiro contato com os técnicos da secretaria que farão a tutoria dos residentes pelos próximos dois anos.

Este trabalho, ressaltou o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes, busca a qualificação da área ambiental do Paraná, que também será reforçada com profissionais que serão contratados por meio de concurso público.

“Esses jovens terão a possibilidade de aprender fazendo. A convivência com os tutores da secretaria, com profissionais de diversas áreas ligadas ao meio ambiente, será muito importante. Eles vêm com uma formação moderna na bagagem”, destacou. “Será a interação da experiência profissional com novas tecnologias. A expectativa é formar bons profissionais para o futuro”, afirmou.

O diretor-presidente do IAP, Éverton Souza, explicou que mesmo com a futura fusão dos órgãos ambientais, os residentes atuarão nas áreas técnicas correspondentes de cada uma das estruturas, além da própria secretaria. “Eles estão separados pelas áreas técnicas que abrangem todas as atividades que o Instituto de Água e Terra terá no futuro”, disse.

Souza destacou que os estudantes vão participar de projetos e programas que serão desenvolvidos pelo órgão nos próximos dois anos, contribuindo com o conhecimento acadêmico nos processos de licenciamento, outorga, nas unidades de conservação e na área de regularização fundiária.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE