País deixa de ter horário de verão depois de 34 anos | aRede
PUBLICIDADE

País deixa de ter horário de verão depois de 34 anos

Horário de verão estava em vigor desde 1985, mas em abril deste ano, um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro cancelou a mudança nos relógios

Horário de verão foi adotado para aproveitar a iluminação natural no fim da tarde
Horário de verão foi adotado para aproveitar a iluminação natural no fim da tarde -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Horário de verão estava em vigor desde 1985, mas em abril deste ano, um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro cancelou a mudança nos relógios

A esta altura do ano, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já estariam se preparando para acordar uma hora mais cedo com o início do horário de verão, em vigor desde 1985. Porém, um decreto assinado em abril pelo presidente Jair Bolsonaro cancelou a mudança nos relógios este ano.

Adotado para aproveitar a iluminação natural no fim da tarde, quando o consumo de energia é mais alto, o horário de verão era também impopular: a falta de luz solar primeiras horas do dia, dificultava a vida de trabalhadores e estudantes. Pesquisa do DataSenado, entre outras, apontou em 2018 que a maioria dos consultados queria o fim da medida.

Desde a sua implantação, o horário de verão foi perdendo força — alvo de diversas propostas no Senado que queriam o seu fim, como o PLS 42/2014, o PLS 559/2015 e o PLS 438/2017. Desde 1985, diversos estados deixaram de adotá-lo e a duração da medida também foi sendo gradualmente reduzida. Nos últimos anos, por exemplo, como em 2017, já havia sinais de que ele poderia deixar de acontecer.

Informações Agência Senado

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE