‘Grande Queimada’ é tema de encontro em Ortigueira | aRede
PUBLICIDADE

‘Grande Queimada’ é tema de encontro em Ortigueira

Iniciativa foi pauta na Conferência do Idoso, de Ortigueira, justamente por valorizar o respeito pelos mais velhos

Iniciativa foi pauta na Conferência do Idoso, de Ortigueira, justamente por valorizar o respeito pelos mais velhos
Iniciativa foi pauta na Conferência do Idoso, de Ortigueira, justamente por valorizar o respeito pelos mais velhos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa foi pauta na Conferência do Idoso, de Ortigueira, justamente por valorizar o respeito pelos mais velhos

Agrande queimada de 1963 foi relembrada em Ortigueira no projeto Contos e Lendas realizado pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em parceria com as Prefeituras Municipais. Após os encontros intergeracionais, que no município envolveram 500 pessoas, entre crianças e idosos, o desastre foi um dos Contos escolhidos para fazer parte do projeto de Resgate. “Muitos idosos relembraram da época. Falaram que foi um tempo em que muitas pessoas perderam suas propriedades e tiveram que mudar”, relatou o diretor de Cultura de Ortigueira, Jackson Benites.

Na época, a grande queimada devastou mais de 100 municípios no Paraná, em um período forte de secas e geadas, sendo que, o município de Ortigueira foi um dos mais atingidos. O conto escolhido para compor a coletânea de livros do projeto traz a história de uma família moradora do distrito de Natingui, na época. Local que foi quase totalmente devastado pelo fogo.

Além da Grande Queimada, outra história de Ortigueira foi escolhida para ser exibida no quadro ‘Contos e Lendas’ no programa Tribuna da Massa. Essa passada em outra localidade do município, no Monjolinho, uma das mais antigas. Por lá, a senhora Maria Osnieda Machado Pedroso garante que “realmente” aconteceu com ela quando criança. Quando morava próximo ao rio chegou a ver potes de ouro e até assombração. Uma ‘noiva’ chamada Mariana. “Esta é a história que tenho pra contar pra vocês. História verdadeira”, diz.

Conforme o diretor de Cultura, foram diversas as histórias que surgiram nas Rodas de Conversa realizadas no município em Escolas Municipais, e também na Casa da Criança e no Grupo Cavanis. “Este projeto abriu um novo horizonte para a Cultura de nosso município”, avalia, destacando que foi “criada” uma identidade com o resgate dos Contos e Lendas. 

Devido a repercussão positiva, o projeto foi pautado na Conferência do Idoso realizada no município. “Foi um dos projetos aprovados para ter continuidade”, exultou Benites, lembrando que a ideia para a próxima etapa é de envolver toda a comunidade. “Também estamos programando um evento específico para a contação de histórias no auditório municipal”, adianta o diretor.

Além do projeto futuro, o diretor de Cultura ressalta que os ‘Contos e Lendas’ chegou nas casas dos ortigueirenses. “Fizemos com que esse resgate trouxesse de volta um costume que havia se perdido ao longo dos anos”, comemora, destacando que além do resgate da história, os ‘Contos e Lendas’ está estimulando nas crianças a busca pelo conhecimento e a valorização dos idosos.

Padre realiza resgate histórico em projeto na Casa da Criança

Antes do início do projeto, em Ortigueira já havia um trabalho de resgate histórico realizado pelo Padre Mário Valcamônica da Igreja Matriz São Sebastião. Ele não é natural de Ortigueira, mas guarda muito de sua história, além de realizar um projeto na Casa da Criança, que estimula a busca das raízes do município. “Ele [padre] foi muito importante para conhecermos o que tinha ficado esquecido”, comenta o diretor municipal de cultura do município.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE