Pedido de CPI sobre barragem em Brumadinho é protocolado no Senado | aRede
PUBLICIDADE

Pedido de CPI sobre barragem em Brumadinho é protocolado no Senado

A princípio a iniciativa, que deve durar 180 dias, pretende apurar as causas do rompimento da barragem.

Brumadinho foi devastada pelo Rompimento da Barragem do Feijão no dia 25 de janeiro.
Brumadinho foi devastada pelo Rompimento da Barragem do Feijão no dia 25 de janeiro. -

Agência Brasil

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A princípio a iniciativa, que deve durar 180 dias, pretende apurar as causas do rompimento da barragem.

O pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) foi protocolado nesta quinta-feira (7) na Mesa do Senado.

O requerimento, entregue pelos senadores do PSD Otto Alencar (BA) e Carlos Viana (MG), tem 42 assinaturas, 15 a mais que o mínimo exigido. Segundo o senador Carlos Viana, inicialmente a comissão não tem caráter punitivo, mas sim voltado para a proposição de uma legislação mais moderna.

Viana, que pretende ser o relator da comissão, lembrou a criação recente da Agência Nacional de Mineração. Segundo ele, o órgão não tem estrutura suficiente para fiscalizar a situação das barragens de rejeitos. "Se tivéssemos modernizado a legislação na hora certa , se tivéssemos permitido uma agência mais moderna, teríamos salvado a vida dessas pessoas”, afirmou.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) , um dos que assinou o requerimento, adiantou que na próxima terça-feira (12), o documento deve ser lido no plenário da Casa. A partir daí, os líderes podem indicar os nomes que vão compor a comissão. Serão 11 titulares e sete suplentes. A CPI deve ter duração de 180 dias e limite de despesas de R$ 110 mil.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right