Assédio é principal denúncia feita por funcionários | aRede
PUBLICIDADE

Assédio é principal denúncia feita por funcionários

O levantamento foi feito durante dez anos pelo canal de denúncias da ICTS Outsoursin

Pesquisa ocorreu em mais de 300 companhias do país,
Pesquisa ocorreu em mais de 300 companhias do país, -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O levantamento foi feito durante dez anos pelo canal de denúncias da ICTS Outsoursin

Assédio moral e sexual representam maior porcentagem de denúncias feitas por funcionários em empresas brasileiras, nos últimos dez anos. Um levantamento feito pelo canal de denúncias ICTS Outsoursing, que registra as ocorrências de mais de 300 companhias do país, mostrou que 44% das denúncias são de categorias de desvio de comportamento.

Das 175 mil denúncias feitas nos últimos de anos, 82% foram feitas por colaboradores da empresa. Desse número, metade estava relacionada a relacionamentos interpessoais.

O organizador da pesquisa, Cassiano Machado, explica que para muitas dessas denúncias serem feitas foi necessário um histórico de desgaste entre colegas de trabalho.

“Não nos surpreende porque, efetivamente, a gente fala de pessoas dentro de um ambiente organizacional. Essas pessoas interagem, têm pontos de vista diferentes, tem regrados diferentes, no ponto de vista de valores e educação. E os atritos acabam acontecendo.”

O levantamento mostrou também que o cliente é o segundo público com mais relatos no canal de denúncias, mesmo que ele tenha foco nas empresas. 8,5% das denúncias foram feitas por clientes. Outro dado importante é que cerca de 60% ocorrências foram feitas por homens.

Cassiano Machado entende que não é só a predominância masculina nas empresas. Para ele, as mulheres não se sentem à vontade em denunciar.

“Você realmente ainda tem hoje uma predominância da presença masculina versus a feminina. E eu agregaria mais um elemento aí, que é também o aspecto da mulher se sentir acuada, pressionada a não manifestar sua denúncia. É um momento que vem se modificando ao longo do tempo, mas acho que ainda acaba transparecendo nessa estatística do público masculino do público feminino ter uma participação um pouco menor no relatar a denúncia.”

A vítima de assédio sexual ou moral no trabalho pode procurar o departamento de Recursos Humanos da empresa e registrar ocorrência na delegacia e nas Superintendências Regionais do Trabalho.

De acordo com a pesquisa ICTS Outsoursing, os tipos de denúncia envolvem também violações às leis, favorecimento ou conflito de interesses, fraude, roubo, furto ou desvio de materiais.

Informações Agência Brasil

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE