Sete motivos para você começar a correr
Publicado: 12/02/2016, 23:33

A cada ano dezenas de modalidades esportivas surgem ou se tornam populares entre aqueles que buscam por uma vida mais saudável. Adepta da academia e dos exercícios funcionais, a médica endocrinologista e blogger fitness Giulianna Pansera, do G-RealFit, descobriu, no último ano, uma nova paixão: a corrida.
Assim como muitos brasileiros, Giuli começou com leves caminhadas e, com a orientação de seu personal Julio Dotti, passou a intensificar os treinos e notar um resultado positivo muito mais rápido que em outras modalidades. Bastante conhecida no Instagram, onde tem mais de 380 k seguidores, Giuli passou a dar dicas para quem está iniciando e foi um sucesso: dezenas de pessoas entraram em contato com ela para agradecer o incentivo e comentar de suas experiências.
Se você ainda precisa de um empurrãozinho a mais, fique atenta aos benefícios listados pela Giuli e se jogue nas pistas de corrida!
É econômico
Você não vai precisar gastar dinheiro com a compra de equipamentos nem nada disso! A única coisa que você precisa é um tênis. Em alguns casos nem isso, afinal, há corredores profissionais que gostam de correr descalços!
Adeus, calorias!
Está aí um esporte que queima muitas calorias. Há quem diga, inclusive, que se você passar a se dedicar aos treinos de corrida, nunca mais terá que se preocupar com dieta. É claro que não é bem assim, mas a alta queima calórica lhe trará um conforto muito maior na hora de se alimentar.
Santo remédio...
Correr melhora o fluxo sanguíneo nas suas artérias coronárias (responsáveis por irrigar o músculo mais importante do seu corpo: o coração). Além disso, a prática dessa atividade diminui significativamente o risco de doenças cardiovasculares, os níveis de LDL (colesterol ruim) e de triglicérides. Além disso, melhora a resistência insulínica, diminuindo seus níveis de glicose no sangue (excelente para diabéticos ou quem tem pré disposição à doença).
Sem pressão!
Praticar corrida diminui a pressão arterial e os batimentos cardíacos por minuto. O corredor aumenta o tamanho do coração (hipertrofia excêntrica) e o número de artérias e de hemácias (glóbulos vermelhos), o que consequentemente eleva a quantidade de sangue e de nutrientes e oxigênio que chegam às células musculares. O que você ganha com isso? Maior resistência e melhora na performance esportiva!
Força e foco
Se tornar um runner lover também o ajuda a fortalecer o sistema imunológico, já que estimula a produção de macrófagos (células que combatem vírus e bactérias). Melhora, também, o raciocínio e a memória, pois o exercício exige concentração e aumenta a oxigenação do cérebro. A corrida, ainda, previne contra a osteoporose por ser uma atividade de impacto que estimula a formação óssea.
De bem com a vida...
A corrida libera endorfina, o neuro-hormônio responsável por regular as emoções. Considerada um analgésico natural, a endorfina ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as nossas tensões. Por essa razão, correr melhora sua autoestima, sua confiança e é um tratamento eficaz para a depressão.
Rede social
Não, não estamos falando do Facebook, do Instagram nem do Snapchat! Correr te possibilita conhecer pessoas novas e paisagens desconhecidas. A "família da corrida" é imensa no mundo todo e é incrível como nos identificamos e viramos amigos daquela menina que cruza com você todos os dias de manhã correndo na rua, ou daquele senhor que corre na esteira ao lado!
"O mais legal é que nos viciamos em superar nossos limites, vencer desafios e conquistar novos recordes pessoais! Cada medalha traz na lembrança os meses anteriores de treinos, o frio na barriga antes da largada e os minutos sofridos durante a prova em que precisamos manter a mente forte e nos convencer que somos capazes de ir até o final. E, claro, a satisfação e felicidade ao cruzar cada linha de chegada!"