Citronela: Solução ecológica contra mosquitos
Publicado: 07/11/2015, 00:29

A citronela é uma solução ecológica que ameniza o problema dos mosquitos e, o mais importante, sem agredir o meio ambiente e a nossa saúde. Um verdadeiro repelente de insetos natural!
Citronela repelente natural
As folhas fornecem o óleo essencial de citronela utilizado na fabricação de repelentes, aromatizadores de ambientes, detergentes, perfumes, sabonetes, cremes e outros cosméticos. Veja nosso artigo com duas receitas de repelente natural caseiro para corpo e ambiente, aqui!
Entre as alternativas mais ecológicas, eficientes e de baixo custo para combater os mosquitos, está a utilização da citronela, um capim da família Poaceae, de fácil aquisição e cujo cultivo não exige muitos cuidados. No aroma característico da citronela, que lembra o cheiro do eucalipto, está o seu poder repelente, agindo como controlador biológico do Aedes aegypti. Veja ”4 plantas que afastam insetos”.
Como usar a citronela e se livrar dos mosquitos
Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir o poder repelente da planta. A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.
Para afastar mosquitos em ambientes fechados, colha duas ou três folhas, corte-as em pequenos pedaços com uma tesoura, coloque-as em pires e distribua os recipientes pelos ambientes da casa para espalhar a essência.
Outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo paralimpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc. Manter uma muda em um vaso dentro de casa e, sempre que quiser, cortar um pedaço de uma das folhas para que a essência se espalhe mais, é mais uma forma de repelir os mosquitos em ambientes fechados.
É possível, ainda, fazer uma maceração (picar ou amassar) de 200g de folhas secas e rasuradas em 1 litro de álcool com concentração de 70% durante 10 dias em um frasco tampado e escuro; a cada dois dias, agite a mistura. Após a maceração, passe o líquido por um filtro de papel ou pano limpo e acondicione em um recipiente hermético. O produto, que tem validade de 2 anos, pode ser usado em pulverizadores domésticos, velas aromáticas, tochas para pescaria, difusores, cremes dermatológicos e sachês.
Obs.: Não confundir a citronela (Cymbopogon winterianus e Cymbopogon nardus) com o capim-limão (Cymbopogon citratus). Pelo nome científico, verifica-se que ambas as plantas pertencem ao mesmo gênero. Embora a aparência seja realmente muito próxima, dá para diferenciá-las pelo aroma; o capim-limão oucapim-cidreira apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão, enquanto o aroma da citronela é bem intenso, lembrando o eucalipto.
Via Lar Natural.