Cras na Vila Santa Cruz é inaugurado em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Cras na Vila Santa Cruz é inaugurado em Castro

Imagem ilustrativa da imagem Cras na Vila Santa Cruz é inaugurado em Castro
-

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na tarde desta segunda-feira (5), o prefeito Reinaldo Cardoso inaugurou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Luiz King, na Vila Santa Cruz. O imóvel que sediará permanentemente o Cras da Vila Santa Cruz está sendo reformado. Mas, até que as obras terminem, e levando em conta a importância deste equipamento para as famílias da região, a Prefeitura decidiu alugar um imóvel para que o atendimento iniciasse o mais breve possível.

A entrega foi acompanhada pela secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Damisa Martins Gomes; a chefe do escritório regional da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social em Ponta Grossa, Luciana Silvestre, familiares de Luiz King, além de demais secretários municipais, vereadores, servidores e comunidade da região.

“Na nossa gestão a orientação é que a Secretaria do Desenvolvimento Social adote uma postura de trabalho técnico, voltado às pessoas que mais precisam. E, a inauguração deste espaço hoje é reflexo deste trabalho comprometido que a Secretaria vem realizando”, ressalta Dr. Reinaldo. O prefeito aproveitou a ocasião para ressaltar diversas melhorias que a Prefeitura vem realizando na Vila Santa Cruz e Rosário.
“Realizamos a pavimentação da rua Heráclio Mendes de Camargo, inauguramos o Cmei Marly Rolim e reformamos o Cmei Despertar para o Mundo, reformamos a unidade as unidades de saúde Bom Jesus e Vila Rosário. Além disso, logo entregaremos a Escola Mariana Garcez totalmente reformada e providenciaremos mais obras de pavimentação nesta região”, complementa.
O nome da unidade presta uma homenagem ao trabalhador da Rede Ferroviária que sempre auxiliava a comunidade da Vila Rosário. O castrense Luiz King sempre auxiliava a comunidade da Vila Rosário em encaminhamentos para tratamento de saúde e outras dificuldades que os moradores enfrentavam.
“Eu escolhi dar ao Cras o nome de Luiz King porque ele sempre se dedicou em ajudar quem mais precisava. Em todos os meus mandatos como prefeito ele sempre me procurou – mas nunca para pedir algo para ele ou sua família – mas sempre em favor de outras pessoas. Foi morador aqui da região e, por isso, nada mais justo que perpetuar seu trabalho e seu nome neste espaço”, ressalta o prefeito. “Ficamos muito felizes com a homenagem prestada ao meu pai, que tanto se dedicou pelas famílias de toda a região”, ressaltou durante a solenidade o filho de Luiz King, Celso José King.
Para a secretária da Família, o funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social Luiz King representa um importante avanço nas ações de assistência social realizadas no município. “No perímetro urbano até então tínhamos apenas o Cras Consulesa, que fica no Jardim Arapongas, do outro lado da cidade, o que dificultava o acesso das famílias desta região. Assim, era de extrema importância que iniciássemos o atendimento nesta região o quanto antes”, expõe Damisa.
O Centro tem como estratégia a descentralização dos serviços de Assistência Social, enquanto equipamento público com a função de prevenir situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Assim, a implantação do equipamento na Vila Santa Cruz visa contribuir através de suas ações na ampliação da capacidade e dos meios para que as famílias revertam às situações de vulnerabilidade vivenciada bem como prevenir a presença e o agravo de vulnerabilidades e riscos sociais.
“Este é um dos principais equipamentos de referência em assistência social. E, neste sentido, tenho muito orgulho do trabalho desenvolvido em Castro, pois é a única cidade da regional de Ponta Grossa que possui unidade do Cras também na zona rural do município, mostrando o comprometimento da administração pública no atendimento e garantia dos direitos das famílias”, elogia Luciana Silvestre. Agora, Castro possui quatro unidades de Cras: na Vila Santa Cruz, Jardim Arapongas, distritos do Socavão e do Abapan.
O Cras Luiz King funciona na rua Dario de Macedo, 254, com atendimento de segunda a sexta-feira das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. Tem capacidade para gerenciar e executar ações de proteção social básica para até cinco mil famílias referenciadas no território de abrangência – que inclui a Vila Santa Cruz, Vila Rosário, Tronco, Pedras, Guabiroba, Santa Leopoldina, entre outras localidades.
A unidade conta com equipe efetiva de profissionais, sendo composta por assistentes sociais, psicóloga, orientadores sociais, setor administrativo, motorista e serviços gerais. “Como conselheiro municipal, morador e coordenador de uma entidade aqui na região, fico muito feliz com a implantação da unidade, trazendo mais facilidade de acesso à população aos serviços de assistência social”, destaca o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e coordenador da Casa da Criança Padre Marcello Quilici, Adriano Roberto dos Santos.
HOMENAGEM 
Através de seu nome, o Cras presta uma homenagem ao trabalhador da Rede Ferroviária que sempre auxiliava a comunidade da Vila Rosário Luiz King. Luiz King nasceu em 03 de março de 1927 e casou-se com Helena Lesnau King, mais conhecida como 'Nuchinha' no dia 09 de fevereiro de 1952, com quem teve 03 filhos: Celso José King, Carlos Airton King, Glaci Cirlene King (in memorian), sete netos e quase 100 afilhados.
Castrense de origem, morava em sua chácara localizada no Bairro de Santo Antonio. Trabalhou cerca de 40 anos na Rede Ferroviária e após se aposentar continuou trabalhando com lavouras, gado e entrega de leite. Auxiliava a comunidade da Vila
Rosário em encaminhamentos em tratamento de saúde e outras dificuldades que os moradores enfrentavam. Tendo como característica marcante de sua vida a solidariedade, falecendo em 24 de fevereiro de 2014.
Informações da assessoria de imprensa
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right