O rádio perde nova oportunidade de mostrar sua importância
Publicado: 17/06/2014, 03:32

O rádio, ao contrário da TV, sempre teve como principal característica a sua facilidade de mobilização e a velocidade das transmissões. Hoje, de um simples telefone, fixo ou celular, é possível falar de e para qualquer lugar do mundo.
São virtudes ou peculiaridades que devem ser preservadas a todo custo, ao contrário do que vem acontecendo e se acentuando nos últimos tempos. As emissoras atuais estão cada vez mais camufladas dentro dos seus próprios estúdios, quando deveria acontecer exatamente o contrário, graças aos recursos hoje oferecidos.
Prova é o que tem acontecido nesta Copa do Mundo, por mais paradoxal, dentro do Brasil. São raras, a contar nos dedos de uma só mão, as que têm se prontificado a fazer os jogos diretamente dos estádios. Todas as outras continuam trancafiadas em suas instalações, levando aos ouvintes tão somente aquilo que é mostrado na televisão e com isso deixando escapar mais uma oportunidade para relevar e destacar a sua importância.
TV Tudo
Jogo de pressão - 1
A chegada da GFK ao Brasil, com promessa de liberar os primeiros relatórios de audiência no princípio de 2015, já determinou uma reação do Ibope. E uma reação na parte mais sensível de qualquer um, o bolso.
Jogo de pressão – 2
O Ibope não está aceitando mais fazer contrato de duração de 2 anos com as emissoras, como sempre aconteceu. Agora é só por 4 anos e com 30% de aumento. Não aceita por menos.
Gavião dispensado
O radialista Roberto Barrabás, o Gavião da Transamérica, não faz mais parte do elenco fixo do “Arena”, do SBT. Mal aproveitado e perdendo espaço a cada programa, concluiu-se que a sua participação não fazia mais sentido.
Capricho
A trilha sonora de “Boogie Oogie”, próxima novela das seis da Globo que estreia em agosto, trará alguns dos principais sucessos da década de 1970. Não se descarta inclusive o lançamento de dois CDs.
Roteiro
Começaram ontem, segunda, à noite, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, as gravações de “Plano Alto”, nova minissérie da Record, escrita por Marcílio Moraes. Na quarta-feira, terão início os trabalhos em estúdio, no Recnov. A produção estreia em agosto.
Enxugando
A política adotada pela Record para reduzir gastos na sua teledramaturgia não vai poupar os autores de novelas ou séries. E o tratamento será o mesmo, já comunicado aos atores. Eles terão sempre as portas abertas, se forem requisitados para colaborar em alguma produção ou apresentarem projetos interessantes.
Liberado
Ao contrário do que aconteceu na primeira vez, agora a Rede TV! liberou Silvio Luiz para participar do “The Noite com Danilo Gentili” no SBT. Grava e vai ao ar nesta mesma terça-feira.
Mercado
O diretor Wanderley Villanova está deixando a Fremantle, após uma série de bons serviços prestados, como o atual “Me leva contigo”, do Rafael Cortez, na Record. O contrato termina em julho e ele já está em negociação avançada com uma outra emissora de TV.
Beijinho pode
O fato de a repórter Sabina Simonato ser contemplada com beijos, em pleno link da Globo, não se deu por nenhum descuido dos seguranças da emissora. A ordem que eles têm é essa mesmo. Não agir com truculência e só impedir ações que possam comprometer a segurança dos seus profissionais.
Namoro de mentirinha
Em “Tapas & Beijos”, na Globo, para provocar ciúmes em Jorge (Fábio Assunção), Sueli (Andréa Beltrão) propõe a PC (Daniel Boaventura) um namoro de fachada. Ele topa.
As cenas estão previstas para serem exibidas no próximo dia 24.
Bate – Rebate
· Thais Melchior, protagonista de “Vitória”, novela da Record, agora está trabalhando com Márcia Marbá...
· ... Que também cuida dos negócios da Grazi Massafera e Juliana Silveira, dentre outros.
· Bandeirantes está levando uma grande comitiva de convidados para o jogo de hoje em Fortaleza.
· Tallyta Cardoso é a nova contratada da Rede TV!, como repórter do programa da Sonia Abrão.
· Alguém precisa avisar o narrador Ulysses Costa, da Band, que é preciso parar de falar durante a execução do hino nacional de um país...
· ... Qualquer coisa diferente disso soa como desrespeito, a exemplo do que aconteceu no jogo Colômbia e Grécia.
· Outra coisa: Alex Escobar, como narrador da TV Globo, ainda não dá...
· ... É um gente boa, simpático, foi bom comentarista, canta, vai bem como apresentador, mas existem muitos melhores que ele na transmissão de futebol...
· ... Passa a impressão que furou a fila.
· O contrato do diretor Edson Spinello na Record termina no mês que vem. Não se sabe ainda como vai ficar, se renova ou não.
· Spinello ainda precisa entregar a série policial “Na mira do crime”, parceria da Fox com a Record.
. Já a esposa do diretor, Renata Dominguez, não teve seu contrato renovado com a Record.
C´est fini
A partir de agora, Reinaldo Gottino vai ficar só com o “Balanço Geral”, da hora do almoço, na Record, inclusive efetivado de vez no comando do programa. O do começo das manhãs, em São Paulo, passa a ter o comando de Rodrigo Pagliani, que era da Record – Ribeirão Preto. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Colaboração: José Carlos Nery