Polícia Civil realiza palestra de prevenção e combate à violência contra mulher
A ação integra atividades da Operação Mulher Segura, iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) voltada ao combate à violência de gênero e à redução dos índices de feminicídio no Estado

O delegado da PCPR em Castro, Marcondes Ribeiro, ministrou nesta sexta-feira uma palestra preventiva e orientativa, voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.
A ação integra atividades da Operação Mulher Segura, iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) voltada ao combate à violência de gênero e à redução dos índices de feminicídio no Estado.
O evento contou com a participação de público misto, composto por trabalhadoras e trabalhadores da unidade, fator primordial para engajar tanto mulheres quanto homens na construção de um ambiente social e de trabalho livre de violência.
Na ocasião, o Delegado detalhou o alcance da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), destacando que a violência contra a mulher não se restringe à agressão física, mas abrange também as modalidades psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Foram prestados esclarecimentos sobre o funcionamento e as garantias das Medidas Protetivas de Urgência — como o afastamento do lar, a proibição de aproximação e contato e a suspensão de porte de armas —, ressaltando-se as severas consequências criminais previstas para o descumprimento dessas ordens judiciais.
A palestra promoveu ainda um momento de reflexão sobre a responsabilidade dos homens no enfrentamento à violência doméstica e familiar, abordando como as desigualdades de gênero afetam a sociedade e a importância de que a figura masculina atue ativamente na prevenção de abusos.
Além disso, foram fornecidas orientações práticas para que vítimas busquem auxílio na rede de apoio sem hesitação e para que familiares e colegas de trabalho atuem como agentes de proteção e denúncia.
A iniciativa reforça o compromisso institucional contínuo da Polícia Civil do Estado do Paraná em atuar na vanguarda da proteção às mulheres.
Com informações: PCPR




















