Municípios dos Campos Gerais ampliam educação através de programa da Klabin | aRede
PUBLICIDADE

Municípios dos Campos Gerais ampliam educação através de programa da Klabin

As atividades serão desenvolvidas nos municípios de Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Tibagi, Reserva, Curiúva, Sapopema e Ventania

Foram realizadas reuniões com as prefeituras dos municípios participantes
Foram realizadas reuniões com as prefeituras dos municípios participantes -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder em embalagens de papelão ondulado e referência em celulose de mercado de fibra curta, longa e fluff, realizou reuniões com as prefeituras dos municípios participantes do programa Klabin Transforma Semeando Educação, no Paraná, para apresentar o plano de trabalho para este ano. As atividades serão desenvolvidas nos municípios de Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Tibagi, Reserva, Curiúva, Sapopema e Ventania.

De acordo com Maria Harumi Yoshioka, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, o programa mantém como eixo central o apoio às redes municipais de educação na elaboração e implementação de um plano de ação estratégico, qualificando uma gestão baseada em evidências para ampliar o acesso, fortalecer a trajetória escolar e melhorar a aprendizagem dos estudantes.

Esse alinhamento inicial é fundamental para que os objetivos de longo prazo sejam alcançados. “Este momento, que chamamos de sensibilização, nos ajudará no planejamento das atividades de forma colaborativa, na integração das equipes e na escuta das demandas locais” afirma a gerente.

Segundo ela, as principais ações do programa ao longo do ano incluem a realização de um diagnóstico da realidade local nos temas educacionais, o apoio ao planejamento de ações e metas, a formação continuada dos gestores escolares, monitoramento de indicadores de desempenho e reconhecimento dos avanços ao final deste ciclo, previsto para final de 2026.

O alinhamento inicial é fundamental para que os objetivos de longo prazo sejam alcançados
O alinhamento inicial é fundamental para que os objetivos de longo prazo sejam alcançados |  Foto: Divulgação.

PROGRAMA É REALIZADO DESDE 2017

O programa Klabin Transforma Semeando Educação é realizado desde 2017 em municípios do Paraná e, desde 2021, em Santa Catarina. Seu propósito é fortalecer a educação pública nos territórios onde a Klabin atua por meio do apoio técnico às Secretarias de Educação, promovendo uma gestão eficiente baseada em evidências para ampliar o acesso, fortalecer a trajetória escolar e melhorar a aprendizagem dos estudantes.

Ao longo dos anos, observa-se a melhoria da qualidade da educação pública nos municípios participantes. Um exemplo é Ortigueira, no interior do Paraná: em 2025, atingiu um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 6,1, acima da média nacional. Além de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba, também no Paraná, registraram um crescimento de 23% no mesmo índice de 2018 a 2025.

RESUMO

Planejamento regional: A Klabin apresentou o plano de trabalho de 2026 para oito municípios do Paraná, focando em reuniões de sensibilização para alinhar demandas locais e integrar as equipes das Secretarias de Educação.

Foco em gestão e aprendizagem: O programa oferece apoio técnico para a implementação de ações estratégicas baseadas em evidências, incluindo o diagnóstico da realidade escolar, formação de gestores e monitoramento de indicadores de desempenho.

Resultados históricos: Iniciado em 2017, o projeto tem demonstrado eficácia na melhoria do IDEB em cidades como Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba, que registraram crescimentos significativos nos índices de aprendizagem nos últimos anos.

Com informações: Klabin.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right