Telêmaco Borba recebe Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher
A carreta poderá permanecer na cidade por até 30 dias, dependendo da demanda, atendendo não apenas a população de Telêmaco Borba, mas também mulheres encaminhadas pelos municípios da 21ª Regional de Saúde

Telêmaco Borba recebe, a partir de sexta-feira (30) os serviços da Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher, do programa “Agora Tem Especialistas”. Os atendimentos começarão no período da tarde, e no primeiro dia devem ser atendidas 40 mulheres.
A carreta poderá permanecer na cidade por até 30 dias, dependendo da demanda, atendendo não apenas a população de Telêmaco Borba, mas também mulheres encaminhadas pelos municípios da 21ª Regional de Saúde. A expectativa é de em torno de 80 atendimentos por dia.
"A Carreta Mais Especialidades do Ministério da Saúde já chegou na cidade e, na próxima semana, ficará por 5 dias oferecendo atendimentos voltados especialmente para as mulheres, ampliando o acesso à saúde e ao cuidado que elas merecem. Cuidado e serviços que fazem a diferença na vida da nossa gente", disse a prefeita Rita Araújo.
Os atendimentos serão realizados exclusivamente mediante encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que farão a triagem e o agendamento das pacientes, conforme os critérios estabelecidos pela Rede Pública de Saúde.
“Nossa equipe, da estratégica da família fará a busca das pacientes em seu território, encaminhando para consulta na Carreta mediante o agendamento, evitando filas e tempo de espera. Além disso, a carreta também atenderá mulheres dos municípios da região”, explicou o secretário municipal de Saúde, Cleber de Almeida.
A carreta atenderá no estacionamento da Secretaria Municipal de Esportes, que fica na Casa da Cultura, com entrada pela Rua XV de Novembro.
.
CARRETA AMPLIA ACESSO A ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS
A iniciativa amplia o acesso a atendimentos especializados do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, garantindo mais agilidade e qualidade no cuidado com a saúde da mulher.
A carreta, classificada como Tipologia 2, conta com estrutura completa, incluindo consultório ginecológico, mamógrafo digital, ultrassom diagnóstico, colposcópio, além de salas para acolhimento, pré-exames, pequenos procedimentos, cauterizações e biópsias. O espaço foi planejado para oferecer conforto, segurança e atendimento humanizado às pacientes.
A equipe multiprofissional é composta por ginecologista, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente de cuidado e profissionais de apoio, como recepção, limpeza e motorista, garantindo a qualidade dos atendimentos.
.
RESUMO
Início dos Atendimentos: A Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher começa a operar nesta sexta-feira (30), no estacionamento da Casa da Cultura, com capacidade para realizar cerca de 80 atendimentos diários.
Estrutura e Serviços: A carreta oferece exames de mamografia, ultrassom e preventivos, contando com consultórios e equipe multiprofissional para focar no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Fluxo de Agendamento: Os atendimentos não são por livre demanda; as pacientes devem ser triadas e encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Telêmaco Borba ou de municípios da 21ª Regional de Saúde.
.
Com informações da assessoria de imprensa.




















