Prefeitura de Castro e UEPG projetam parceria para implementar cursos no município
O encontro entre lideranças da Prefeitura e da Universidade, realizado em dezembro de 2025, teve como objetivo discutir parcerias e possibilidades de projetos para 2026
Publicado: 06/01/2026, 16:43

O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, esteve reunido com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UPEG), Miguel Sanches Neto, e com o vice reitor Ivo Demiate. O encontro, realizado em dezembro de 2025, teve como objetivo discutir parcerias e possibilidades de projetos para 2026.
Segundo o prefeito, o principal objetivo é levar cursos da Universidade para o município. "Primeiros passos dados para a implantação de cursos superiores da UEPG em Castro. Conversamos com o reitor Miguel Sanches Neto sobre nossa intenção de trazer algumas graduações pra cidade", ressalta. De acordo com o prefeito, a Administração Municipal já possui o local para disponibilizar. "Agora faremos uma pesquisa de campo para definir quais as principais áreas de interesse para o desenvolvimento do município, trazendo mais oportunidades para nossos jovens", afirma.
Segundo Reinaldo, o reitor da UEPG se dispôs a ajudar Castro nesse pedido junto ao Governo do Estado. "É um grande sonho meu e dos castrenses que pode se realizar até 2027", conta.
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL BUSCA FORTALECER O ENSINO SUPERIOR
O prefeito Reinaldo explica que a Administração Municipal irá investir no 'Sistema S' e no ensino superior, para qualificar a mão de obra em Castro. "Estamos melhorando principalmente a educação profissional. Agora, temos o Senar, o Sesc, o Sesi e o Senai vindo para cá, ou seja, todo o Sistema S. Isso vai nos viabilizar muitos cursos profissionalizantes, trazendo mão de obra qualificada e, consequentemente, mais empresas para o município", conta.
Ainda, o prefeito ressalta que serão investidos R$ 60 milhões para viabilizar sedes do Sesc e Senac em Castro. "O recurso foi garantido ao município pelo vice-governador Darci Piana, que tem sido um grande parceiro nessa área", complementa.
Na sequência, Reinaldo relembra outros projetos para fortalecer o ensino superior. "Temos projetos com a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Iremos abrir cursos já no ano de 2026", destaca.
RESUMO
Expansão do ensino superior: O prefeito de Castro e a reitoria da UEPG iniciaram tratativas para implantar cursos de graduação no município a partir de 2026, com a prefeitura já disponibilizando um local para as futuras instalações.
Foco na qualificação profissional: A gestão municipal está trazendo todas as unidades do "Sistema S" (Senar, Sesc, Sesi, Senai e Senac) para a cidade, visando capacitar a mão de obra local e atrair novos investimentos empresariais.
Investimentos e parcerias: Estão previstos R$ 60 milhões para a construção das sedes do Sesc e Senac, além de projetos em andamento com a UFPR e a UEPG para fortalecer a educação profissional e universitária até 2027.




















