Mata nativa conservada pela Klabin no Paraná supera Curitiba em tamanho | aRede
PUBLICIDADE

Mata nativa conservada pela Klabin no Paraná supera Curitiba em tamanho

Dados do Resumo Público de 2025 mostram que a Companhia preserva mais de 1,5 mil km² de vegetação nativa em seu patrimônio florestal no Paraná

A Klabin utiliza a técnica do mosaico, que permite mesclar florestas plantadas com vegetação nativa, contribuindo para a conservação da biodiversidade
A Klabin utiliza a técnica do mosaico, que permite mesclar florestas plantadas com vegetação nativa, contribuindo para a conservação da biodiversidade -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Klabin, empresa reconhecida mundialmente por sua atuação em desenvolvimento sustentável, divulgou o Resumo Público 2025 de suas operações florestais no Paraná e em São Paulo, consolidando os principais avanços do ano. Os dados referem-se a um de seus escopos de certificação e mostram que a companhia preserva uma área de vegetação nativa em seu patrimônio ambiental quase quatro vezes maior do que o território de Curitiba: enquanto a Companhia mantém mais de 1,5 mil km², a área territorial da capital paranaense tem cerca de 432 km².

Dentro do escopo de certificação Klabin PR/SP, a empresa possuí 379 mil hectares em 57 municípios nas duas regiões, sendo 199 mil voltados ao cultivo de florestas plantadas e 156 mil dedicados à conservação permanente. Os 24 mil hectares restantes correspondem a áreas destinadas a infraestruturas, corpos d’água e outros usos no patrimônio florestal.

Esse equilíbrio garante um território rico em biodiversidade, onde a produção florestal está ao lado de trechos destinados à preservação. Isso é possível graças ao mosaico florestal, técnica utilizada pela Klabin há mais de 60 anos, que intercala áreas de produção com vegetação nativa, permitindo a preservação da biodiversidade.

"Nosso modelo de negócio integra a produção com a conservação ambiental. Os resultados de 2025 reforçam nosso compromisso em equilibrar a eficiência produtiva com a proteção dos ecossistemas. A sustentabilidade é um pilar estratégico para a resiliência e o crescimento de nossa operação", afirma Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

FAUNA E FLORA - A Klabin mantém um trabalho ativo e contínuo de monitoramento da diversidade biológica em suas áreas florestais. No Paraná, foram registradas 1.256 espécies de flora, incluindo 21 ameaçadas de extinção. Já em São Paulo, 401 variedades foram monitoradas, com 10 em risco de extinção. No caso da fauna, o levantamento identificou 750 espécies de animais no Paraná, das quais 20 sob ameaça, além de 430 em São Paulo, com 14 ameaçadas.

A Companhia ainda mantém, neste escopo, dez Áreas de Alto Valor de Conservação em seu patrimônio florestal, sendo que cinco delas garantem serviços ecossistêmicos críticos para as regiões onde estão inseridas. Além disso, a Klabin conta com duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural no Paraná: as RPPN’s Fazenda Monte Alegre e Samuel Klabin, que juntas somam mais de quatro mil hectares dedicados exclusivamente a estudos científicos, proteção ambiental e preservação dos recursos naturais.

AÇÕES SOCIAIS - A atuação social da Companhia nas comunidades locais segue transformando a realidade de muitas pessoas. Promovida por meio do Klabin Transforma - um conjunto de programas, ações e soluções sustentáveis - as iniciativas registraram avanços importantes nos campos da educação e do desenvolvimento socioeconômico.

As cooperativas inseridas no programa Klabin Transforma Território Circular, por exemplo, recuperaram mais de 2.4 mil toneladas de resíduos recicláveis em 2024, por meio do engajamento da comunidade para o descarte correto de resíduos.

"O crescimento da empresa está diretamente ligado ao desenvolvimento das comunidades onde atua. Os projetos do Klabin Transforma demonstram o potencial local, promovendo o desenvolvimento social e econômico. Fortalecer esses laços é parte fundamental da nossa estratégia para um futuro mais sustentável", conclui Nogueira.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right