Prefeitos dos Campos Gerais se mobilizam para arrecadar doações para Rio Bonito do Iguaçu | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitos dos Campos Gerais se mobilizam para arrecadar doações para Rio Bonito do Iguaçu

Um tornado atingiu o município e destruiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, deixando ao menos 1 mil pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas

Rio Bonito do Iguaçu teve 90% de casas e prédios comerciais foram completamente destruídos
Rio Bonito do Iguaçu teve 90% de casas e prédios comerciais foram completamente destruídos -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu na última sexta-feira (07) destruiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município e deixou ao menos 1 mil pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas na cidade, segundo levantamento prévio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Diante do cenário, prefeitos e prefeitas de municípios dos Campos Gerais iniciaram campanhas para arrecadar doações, com objetivo de auxiliar a população atingida pelo fenômeno metereológico que devastou o município.

Entre os itens pedidos, as Prefeituras pedem: alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza, água potável, cobertores, roupas e roupas íntimas novas. A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, se colocou a disposição para ajudar. "Conversando com os comandantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, ficou definido que Ponta Grossa pode ajudar arrecadando materiais de limpeza, que hoje são a maior necessidade das famílias de Rio Bonito do Iguaçu", ressaltou.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, destacou a importância das doações. "O município está arrecadando doações para ajudar as famílias de Rio Bonito do Iguaçu, que enfrentam momentos difíceis. Juntos, podemos fazer a diferença", comentou.

Convocando a população para ajudar, a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, ressaltou a solidariedade da população. "A população de Imbaú pode demonstrar sua solidariedade contribuindo com doações. A Administração Municipal reforça o chamado à solidariedade: cada doação é um gesto de empatia e esperança. Participe e ajude a reconstruir vidas", reforçou.

Lamentando o ocorrido, o prefeito de Palmeira comentou o impacto no município. "Nossos corações estão com cada família de Rio Bonito do Iguaçu. Quando 90% de uma cidade é atingida por uma tempestade, o que nos resta é união, amor e ação. Palmeira está ao lado de vocês, juntos, vamos reconstruir, apoiar e transformar essa dor em força para recomeçar", complementou.

O prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, também convocou a população para doar em prol de Rio Bonito do Iguaçu. "Conto com o apoio de vocês neste momento difícil. Que Deus abençoe cada família e todos que puderem colaborar", disse.

Para o prefeito de Rebouças, Laercio Cipriano, cada doação pode ajudar a reconstruir a vida de famílias. "Vamos juntos ajudar Rio Bonito do Iguaçu. As fortes chuvas dos últimos dias deixaram muitas famílias em situação difícil, e toda ajuda faz a diferença neste momento. Sua doação ajuda a reconstruir vidas. Faça parte dessa corrente de solidariedade", pontuou.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, pediu para que todos da região contribuam. "A Amcespar e os municípios da região estão unidos em uma grande campanha para ajudar as famílias de Rio Bonito do Iguaçu, que enfrentam as consequências do tornado que atingiu a cidade. Cada doação é um gesto de amor que transforma vidas", completou. 

O prefeito de São João do Triunfo, Mario Cezar, prestou profundo pesar pelo ocorrido em Rio Bonito do Iguaçu. "Expressamos nossa solidariedade às famílias e a todos que foram afetados por essa tragédia", publicou em suas redes sociais.

Outro prefeito a realizar uma campanha foi Orli de Cristo, de Ivaí. "Contamos com o apoio e a solidariedade de toda a população de Ivaí para ajudar nossos irmãos de Rio Bonito do Iguaçu a superar esse momento difícil. Juntos, podemos fazer a diferença", ressaltou.

Por fim, o prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi, destacou o pedido de ajuda ao município. "“Fomos muito abençoados por Deus, porque as tempestades não atingiram Tibagi. Por isso, queremos estender a mão e ajudar quem mais precisa neste momento difícil. A solidariedade é o que nos une como povo e como irmãos.”, finalizou.

MATERIAIS ENVIADOS - Desde a manhã de sábado (08), a Prefeitura de Prudentópolis está mobilizada em um esforço conjunto para auxiliar a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, que foi atingida por fortes ventos e registrou danos significativos em diversas comunidades. Equipes das secretarias municipais, junto à Defesa Civil, se deslocaram até o município para oferecer apoio direto às famílias afetadas.

No sábado, servidores da Assistência Social estiveram em Rio Bonito do Iguaçu levando medicamentos e auxiliando nos atendimentos às famílias, contribuindo para fortalecer o suporte às pessoas atingidas e apoiar a organização local. Ao mesmo tempo, em Prudentópolis, uma mobilização comunitária reuniu voluntários e servidores na Quadra de Esportes Milton Copak, onde foram arrecadados itens de primeira necessidade, conforme orientação da Defesa Civil.

A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba informou que está em contato direto com a Defesa Civil do Estado do Paraná para alinhar orientações e possíveis ações coordenadas diante da tragédia causada pelos tornados e fortes vendavais que atingiram diversos municípios paranaenses neste final de semana.

A Defesa Civil Municipal já foi colocada à disposição para prestar auxílio, seja por meio de apoio material, doações oficiais, envio de equipes ou outras formas de colaboração institucional.

RELEMBRE - O tornado ocorreu durante o deslocamento de uma frente fria, que passou por todas as regiões paranaenses, com vários núcleos de tempestade. A destruição em Rio Bonito do Iguaçu está associada a um fenômeno chamado de supercélula.

O fenômeno chegou acompanhado de chuva intensa, granizo e ventos fortes, pegando parte da população de surpresa. As vítimas feridas foram levadas para hospitais de Laranjeiras do Sul, município vizinho, e um hospital de campanha foi montado na cidade para atender à grande demanda.

“Uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu, causando danos bastante severos sobre a cidade. Foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e inclusive de casas de alvenaria. A classificação do tornado foi baseada na análise dos danos e também nas imagens do radar meteorológico do Simepar”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right