Ortigueira recebe projeto ViraVolta Circulô na próxima semana | aRede
PUBLICIDADE

Ortigueira recebe projeto ViraVolta Circulô na próxima semana

Projeto cultural leva teatro, música e literatura a escolas públicas; atividades são realizadas exclusivamente em cidades com territórios indígenas, quilombolas ou com baixo IDH

Ações são realizadas exclusivamente em cidades com territórios indígenas ou quilombolas ou com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Ações são realizadas exclusivamente em cidades com territórios indígenas ou quilombolas ou com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As atividades culturais do projeto ViraVolta Circulô chegam aos municípios de Tamarana, Ortigueira e São Jerônimo da Serra na próxima semana. Proposta pelos artistas e produtores Ligia Ferreira e Flávio Araújo, a iniciativa leva teatro, literatura e workshops de música gratuitos para alunos e professores de escolas públicas. 

A ideia é circular os produtos originais e autorais da produtora curitibana ViraVolta Cultural, com espetáculos teatrais, livros infantojuvenis e workshops de música por outras regiões do estado. Cada município receberá 4 apresentações, 1 workshop e 100 livros. “Queremos promover a circulação de nossos produtos culturais, ampliando o acesso da população e colaborando para o desenvolvimento humano dessas regiões”, destaca a atriz, escritora e coordenadora do projeto, Ligia Ferreira, ao lembrar que as ações são realizadas exclusivamente em cidades com territórios indígenas ou quilombolas ou com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

APRESENTAÇÕES TEATRAIS - Na peça teatral “Bibi Cricri – Bichos e Crianças”, de Ligia Ferreira, uma narradora conta ao público uma incrível viagem que fez através de um livro, na qual conheceu diferentes histórias de amizade entre crianças e animais. “O espetáculo é leve, divertido e estimula a participação do público, conectando-se às crianças e cultivando o amor pelos animais e a importância de cuidar do seu bem-estar”, ressalta o produtor Flávio Araújo, que também atua como sonoplasta e oficineiro no projeto.

Já a peça "ItUpAvA dois mil e SEM", de autoria de Flávio Araújo e Ligia Ferreira, traz a temática ambiental para o público, com foco na falta de água. Na história, Augá é uma jovem que vem do futuro para avisar Pâranã, uma sábia pajé, que em 2100 a Terra está secando. Pâranã descobre que ItUpAvA, uma poderosa queda d’água, é o centro de toda vida na Terra e que anos atrás foi iniciado um processo de degradação que está causando enorme dano ao planeta. Juntas, as personagens viajam no tempo e iniciam uma grande aventura para tentar encontrar formas possíveis de modificar os acontecimentos.

Workshop Na palma da mão - música e educação

Idealizado por Flávio Araújo, o workshop é voltado para educadoras e educadores da educação básica, e apresenta ferramentas reflexivas, potentes, práticas e funcionais para as rotinas musicais em sala de aula, tratando de conteúdos como Paisagem sonora, Rítmica básica, Música corporal e Brincadeiras musicadas.

LIVROS - O livro “Bibi Cricri - Bichos e Crianças”, de Ligia Ferreira, traz quatro histórias que tratam da relação de crianças com os animais: "Tatá e Cacá", na qual uma menina apaixonada por tartarugas conhece uma companheira para a vida inteira; "Dudu e o pássaro", em que um garoto faz amizade com um lindo pássaro e, juntos, passam a criar música; "Dora e Nino", sobre uma menina e seu cachorro que gosta muito de morder, roer e mastigar as coisas e "Tito e o amigo de quatro patas", na qual o menino mais ligeiro da escola descobre um parceiro tão rápido quanto ele.

Outra obra literária que faz parte do projeto é o livro “Brincar Brincar Brincar”, também de autoria de Ligia Ferreira, que aborda temas como a importância do brincar, o consumo responsável, a alimentação saudável e o uso da tecnologia de forma moderada. No enredo, Lica, Kiko, Guiga, Luna e Nano são crianças vizinhas acostumadas a brincar na rua e na floresta todos os dias. De repente, surgem na vida de Guiga, Luna e Nano misteriosos elementos: t-ble-ta, g-ppin-sho e são-vi-le-te, que alteram a rotina da garotada. Será preciso uma grande aventura para resolver a situação.

O projeto itinerante foi contemplado no Edital Viva Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura. No total, a iniciativa atenderá 10 municípios, com 40 apresentações teatrais, 10 workshops de música e a distribuição de 1.000 livros infantojuvenis, de forma inteiramente gratuita para os beneficiários diretos. As atividades já passaram pelas cidades de Cerro Azul, Doutor Ulysses, Adrianópolis e Castro. Nas próximas semanas, o projeto passará pelos municípios de Tamarana, Ortigueira, São Jerônimo da Serra, Nova Laranjeiras, Manoel Ribas e Guaraqueçaba.

ORTIGUEIRA

ItUpAvA dois mil e SEM

05 de novembro de 2025, às 09h30 e às 10h30. 

Local: E.E. Indígena Cacique Crispim Gy Mũ. 

Na palma da mão - música e educação

05 de novembro de 2025, das 13h30 às 16h30.

Local: E. M. Profa. Ondina de Oliveira Mattos.

Bibi Cricri - Bichos e Crianças

06 de novembro de 2025, às 13h30 e às 14h30.

Local: E.E. Indígena Cacique Crispim Gy Mũ. 

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right