Ortigueira recebe projeto ViraVolta Circulô na próxima semana
Projeto cultural leva teatro, música e literatura a escolas públicas; atividades são realizadas exclusivamente em cidades com territórios indígenas, quilombolas ou com baixo IDH
Publicado: 31/10/2025, 14:49

As atividades culturais do projeto ViraVolta Circulô chegam aos municípios de Tamarana, Ortigueira e São Jerônimo da Serra na próxima semana. Proposta pelos artistas e produtores Ligia Ferreira e Flávio Araújo, a iniciativa leva teatro, literatura e workshops de música gratuitos para alunos e professores de escolas públicas.
A ideia é circular os produtos originais e autorais da produtora curitibana ViraVolta Cultural, com espetáculos teatrais, livros infantojuvenis e workshops de música por outras regiões do estado. Cada município receberá 4 apresentações, 1 workshop e 100 livros. “Queremos promover a circulação de nossos produtos culturais, ampliando o acesso da população e colaborando para o desenvolvimento humano dessas regiões”, destaca a atriz, escritora e coordenadora do projeto, Ligia Ferreira, ao lembrar que as ações são realizadas exclusivamente em cidades com territórios indígenas ou quilombolas ou com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
APRESENTAÇÕES TEATRAIS - Na peça teatral “Bibi Cricri – Bichos e Crianças”, de Ligia Ferreira, uma narradora conta ao público uma incrível viagem que fez através de um livro, na qual conheceu diferentes histórias de amizade entre crianças e animais. “O espetáculo é leve, divertido e estimula a participação do público, conectando-se às crianças e cultivando o amor pelos animais e a importância de cuidar do seu bem-estar”, ressalta o produtor Flávio Araújo, que também atua como sonoplasta e oficineiro no projeto.
Já a peça "ItUpAvA dois mil e SEM", de autoria de Flávio Araújo e Ligia Ferreira, traz a temática ambiental para o público, com foco na falta de água. Na história, Augá é uma jovem que vem do futuro para avisar Pâranã, uma sábia pajé, que em 2100 a Terra está secando. Pâranã descobre que ItUpAvA, uma poderosa queda d’água, é o centro de toda vida na Terra e que anos atrás foi iniciado um processo de degradação que está causando enorme dano ao planeta. Juntas, as personagens viajam no tempo e iniciam uma grande aventura para tentar encontrar formas possíveis de modificar os acontecimentos.
Workshop Na palma da mão - música e educação
Idealizado por Flávio Araújo, o workshop é voltado para educadoras e educadores da educação básica, e apresenta ferramentas reflexivas, potentes, práticas e funcionais para as rotinas musicais em sala de aula, tratando de conteúdos como Paisagem sonora, Rítmica básica, Música corporal e Brincadeiras musicadas.
LIVROS - O livro “Bibi Cricri - Bichos e Crianças”, de Ligia Ferreira, traz quatro histórias que tratam da relação de crianças com os animais: "Tatá e Cacá", na qual uma menina apaixonada por tartarugas conhece uma companheira para a vida inteira; "Dudu e o pássaro", em que um garoto faz amizade com um lindo pássaro e, juntos, passam a criar música; "Dora e Nino", sobre uma menina e seu cachorro que gosta muito de morder, roer e mastigar as coisas e "Tito e o amigo de quatro patas", na qual o menino mais ligeiro da escola descobre um parceiro tão rápido quanto ele.
Outra obra literária que faz parte do projeto é o livro “Brincar Brincar Brincar”, também de autoria de Ligia Ferreira, que aborda temas como a importância do brincar, o consumo responsável, a alimentação saudável e o uso da tecnologia de forma moderada. No enredo, Lica, Kiko, Guiga, Luna e Nano são crianças vizinhas acostumadas a brincar na rua e na floresta todos os dias. De repente, surgem na vida de Guiga, Luna e Nano misteriosos elementos: t-ble-ta, g-ppin-sho e são-vi-le-te, que alteram a rotina da garotada. Será preciso uma grande aventura para resolver a situação.
O projeto itinerante foi contemplado no Edital Viva Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura. No total, a iniciativa atenderá 10 municípios, com 40 apresentações teatrais, 10 workshops de música e a distribuição de 1.000 livros infantojuvenis, de forma inteiramente gratuita para os beneficiários diretos. As atividades já passaram pelas cidades de Cerro Azul, Doutor Ulysses, Adrianópolis e Castro. Nas próximas semanas, o projeto passará pelos municípios de Tamarana, Ortigueira, São Jerônimo da Serra, Nova Laranjeiras, Manoel Ribas e Guaraqueçaba.
ORTIGUEIRA
ItUpAvA dois mil e SEM
05 de novembro de 2025, às 09h30 e às 10h30.
Local: E.E. Indígena Cacique Crispim Gy Mũ.
Na palma da mão - música e educação
05 de novembro de 2025, das 13h30 às 16h30.
Local: E. M. Profa. Ondina de Oliveira Mattos.
Bibi Cricri - Bichos e Crianças
06 de novembro de 2025, às 13h30 e às 14h30.
Local: E.E. Indígena Cacique Crispim Gy Mũ.
Com informações da assessoria de imprensa.





















