Klabin vence Prêmio Sesi ODS com projeto que fortalece a educação pública
Além de fortalecer a gestão nas escolas, a iniciativa já contribuiu para a ampliação da oferta de educação infantil e de tempo integral
Publicado: 21/10/2025, 17:04

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, foi reconhecida no Prêmio Sesi ODS 2025 na categoria Social – Grande Indústria, com o caso Klabin Transforma Semeando Educação, voltado ao fortalecimento da educação pública em municípios onde mantém operações. A iniciativa se destaca por contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e gerar impacto positivo nas comunidades locais.
Lançado em 2019 nos municípios de Ortigueira, Telêmaco Borba e Imbaú, no Paraná, o programa ganhou nova identidade e ampliou sua atuação a partir de 2021. Até 20024, alcançou 20 municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo, com cerca de 30 mil beneficiados entre alunos, professores e gestores da rede pública.
“O Klabin Transforma Semeando Educação é um reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atuamos. Investir na educação pública é apoiar o futuro das comunidades e a formação de cidadãos preparados para os desafios de um mundo em transformação”, afirma Maria Harumi, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade, e representante da Klabin na premiação.
Criado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Prêmio Sesi ODS reconhece organizações que incorporam a Agenda 2030 das Nações Unidas em suas estratégias e operações, valorizando iniciativas que impactam positivamente trabalhadores, comunidades e o meio ambiente.
CONHEÇA - O programa, de 2019 até 2024 é estruturado em quatro pilares: gestão educacional, formação continuada de profissionais, práticas pedagógicas e avaliação e infraestrutura escolar. A metodologia envolveu sete etapas, desde o diagnóstico das necessidades locais até o monitoramento das ações implementadas, com formações em Matemática, Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, todas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Além de fortalecer a gestão nas escolas, a iniciativa já contribuiu para a ampliação da oferta de educação infantil e de tempo integral, estimulando a criação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) e a participação dos municípios em Conferências de Educação.
Os impactos do programa são acompanhados por indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Entre 2021 e 2023, a maior parte dos municípios envolvidos apresentou avanço nos resultados do Ideb, o que, segundo a Companhia, evidencia a efetividade do programa.
Neste ano, o programa passou por um ciclo importante de revisão e análises críticas, sendo sua retomada programada a partir de 2026 com metodologia mais atualizada às realidades locais e novos objetivos e metas.
Com informações da assessoria de imprensa.