Prefeituras da região serão premiadas por projetos de inclusão
Evento será realizado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta terça-feira (21), às 18h
Publicado: 20/10/2025, 16:08

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) será palco, nesta terça-feira (21), às 18h, do encerramento da 13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e apoiado pela Casa de Leis e pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O tema de 2025 é “Acessibilidade e Inclusão – O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”. Projetos de Ponta Grossa, Prudentópolis, Campo Largo e Ortigueira serão reconhecidos.
Criado em 2013, o evento visa estimular o desenvolvimento local e aprimorar as metodologias de planejamento, controle e execução de projetos municipais. A seleção destaca práticas de gestão pública que se sobressaem pela inovação, eficiência e impacto positivo nas comunidades.
Segundo o presidente do Sindafep, Fernades dos Santos, o propósito é ampliar o protagonismo do Fisco e valorizar a boa administração pública. “O Prêmio Gestor Público Paraná e o IGPPR (Instituto de Gestão Pública do Paraná) reforçam o nosso compromisso com a inovação e a eficiência na gestão pública. Queremos reconhecer quem faz a diferença e contribuir para que o Fisco tenha cada vez mais protagonismo na sociedade paranaense”, afirmou.
PROJETOS VENCEDORES - Dos 137 inscritos, 35 foram escolhidos como vencedores desta edição. Durante o encerramento, será revelado o grande vencedor.
Lançado em 2024, em Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, o Caminho de São Miguel Arcanjo reúne fé, cultura, história e muitas belezas arquitetônicas e naturais. O trajeto, de 122 quilômetros de extensão, sai do Centro da cidade e passa por 24 comunidades rurais e 24 igrejas, além de atrativos naturais, culturais e pontos de apoio para o peregrino.
Prudentópolis também será reconhecida pelo projeto Equidade e Transparência no Processo de Regulação, que busca ampliar a transparência, oferecendo todos os documentos do processo licitatório, desde o início até o pagamento, em forma digital.
O projeto Leitura Mágica, de Campo Largo, será premiado por incentivar a leitura na rede municipal de ensino. Em 2025, mais de 15 mil maletas foram distribuídas para os estudantes, cada uma contando com quatro títulos, que serão divididos em três categorias: Ensino Fundamental I, Infantil e Educação Especial.
Outro programa reconhecido da cidade é o Muralha Digital – CIOSP, um sistema de videomonitoramento inteligente que utiliza câmeras de alta tecnologia para auxiliar na segurança pública, especialmente na prevenção de roubos e furtos de veículos e no combate a crimes mais graves.
O Programa Agricultura Sustentável de Ortigueira será premiado por fortalecer o campo através de ações práticas, como a entrega de sementes aos agricultores.
Por fim, o projeto Satélite Cultural, de Ponta Grossa, será reconhecido por oferecer oficinas de alfabetização cultural para a população, descentralizando atividades e ampliando o acesso à cultura.
GESTÃO INOVADORA - Nesta semana, sete prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) também serão homenageados com o Prêmio Prefeito Inovador 2025, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD) durante o 10.º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes. A premiação reconhece gestores que utilizam a tecnologia de forma estratégica para transformar a administração pública e melhorar a vida das pessoas. Entre os homenageados estão Elizabeth Schmidt, de Ponta Grossa, com o projeto de aquisição de drones para segurança pública; Henrique Carneiro, de Piraí do Sul, pela plataforma inteligente na gestão esportiva; e Altamir Sanson, de Palmeira, pela atualização tecnológica da iluminação urbana.
Prefeitos da região são destaque em prêmio de inovação pública no PR
Com informações das assessorias de imprensa.