Prefeituras da região serão premiadas por projetos de inclusão | aRede
PUBLICIDADE

Prefeituras da região serão premiadas por projetos de inclusão

Evento será realizado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta terça-feira (21), às 18h

Projetos de Ponta Grossa, Ortigueira, Campo Largo e Prudentópolis serão reconhecidos pela premiação
Projetos de Ponta Grossa, Ortigueira, Campo Largo e Prudentópolis serão reconhecidos pela premiação -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) será palco, nesta terça-feira (21), às 18h, do encerramento da 13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e apoiado pela Casa de Leis e pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O tema de 2025 é “Acessibilidade e Inclusão – O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”. Projetos de Ponta Grossa, Prudentópolis, Campo Largo e Ortigueira serão reconhecidos.

Criado em 2013, o evento visa estimular o desenvolvimento local e aprimorar as metodologias de planejamento, controle e execução de projetos municipais. A seleção destaca práticas de gestão pública que se sobressaem pela inovação, eficiência e impacto positivo nas comunidades.

Segundo o presidente do Sindafep, Fernades dos Santos, o propósito é ampliar o protagonismo do Fisco e valorizar a boa administração pública. “O Prêmio Gestor Público Paraná e o IGPPR (Instituto de Gestão Pública do Paraná) reforçam o nosso compromisso com a inovação e a eficiência na gestão pública. Queremos reconhecer quem faz a diferença e contribuir para que o Fisco tenha cada vez mais protagonismo na sociedade paranaense”, afirmou.

PROJETOS VENCEDORES - Dos 137 inscritos, 35 foram escolhidos como vencedores desta edição. Durante o encerramento, será revelado o grande vencedor. 

Lançado em 2024, em Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, o Caminho de São Miguel Arcanjo reúne fé, cultura, história e muitas belezas arquitetônicas e naturais. O trajeto, de 122 quilômetros de extensão, sai do Centro da cidade e passa por 24 comunidades rurais e 24 igrejas, além de atrativos naturais, culturais e pontos de apoio para o peregrino.

Prudentópolis também será reconhecida pelo projeto Equidade e Transparência no Processo de Regulação, que busca ampliar a transparência, oferecendo todos os documentos do processo licitatório, desde o início até o pagamento, em forma digital.

O projeto Leitura Mágica, de Campo Largo, será premiado por incentivar a leitura na rede municipal de ensino. Em 2025, mais de 15 mil maletas foram distribuídas para os estudantes, cada uma contando com quatro títulos, que serão divididos em três categorias: Ensino Fundamental I, Infantil e Educação Especial.

Outro programa reconhecido da cidade é o Muralha Digital – CIOSP, um sistema de videomonitoramento inteligente que utiliza câmeras de alta tecnologia para auxiliar na segurança pública, especialmente na prevenção de roubos e furtos de veículos e no combate a crimes mais graves.

O Programa Agricultura Sustentável de Ortigueira será premiado por fortalecer o campo através de ações práticas, como a entrega de sementes aos agricultores.

Por fim, o projeto Satélite Cultural, de Ponta Grossa, será reconhecido por oferecer oficinas de alfabetização cultural para a população, descentralizando atividades e ampliando o acesso à cultura.

GESTÃO INOVADORA -  Nesta semana, sete prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) também serão homenageados com o Prêmio Prefeito Inovador 2025, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD) durante o 10.º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes. A premiação reconhece gestores que utilizam a tecnologia de forma estratégica para transformar a administração pública e melhorar a vida das pessoas. Entre os homenageados estão Elizabeth Schmidt, de Ponta Grossa, com o projeto de aquisição de drones para segurança pública; Henrique Carneiro, de Piraí do Sul, pela plataforma inteligente na gestão esportiva; e Altamir Sanson, de Palmeira, pela atualização tecnológica da iluminação urbana.

Prefeitos da região são destaque em prêmio de inovação pública no PR

Com informações das assessorias de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right