Cavado meteorológico traz chuva de volta aos Campos Gerais nesta quinta | aRede
PUBLICIDADE

Cavado meteorológico traz chuva de volta aos Campos Gerais nesta quinta

O cavado é uma região alongada de baixa pressão atmosférica; ao longo da tarde a previsão é de pancadas de chuvas isoladas

Há possibilidade de temporais isolados pelo Paraná
Há possibilidade de temporais isolados pelo Paraná -

Publicado por Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A formação de um cavado meteorológico entre o sul do Brasil e países vizinhos trará instabilidades para o Paraná a partir da tarde desta quinta-feira (16). Toda a metade Oeste do Estado poderá registrar pancadas de chuva, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Há possibilidade de temporais isolados.

TEMPESTADE - O cavado é uma região alongada de baixa pressão atmosférica. As tempestades que já estão ocorrendo no norte da Argentina, no Paraguai e em Santa Catarina se movimentam em direção ao norte por conta do calor e umidade elevados, e o tempo começa a mudar ao longo desta quinta-feira no Noroeste, Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste, Sul e até mesmo em algumas áreas do Norte do Paraná. As cidades mais próximas das áreas de fronteira serão as principais atingidas.

Ao longo da tarde a previsão é de pancadas de chuvas isoladas, inclusive com a possibilidade de alguns temporais de forma localizada, ou seja, atingem uma cidade e não outra. “A princípio não são grandes tempestades, e sim chuvas rápidas e localizadas entre a tarde e o início da noite. A tendência é que durante a noite essas tempestades comecem a perder força e na madrugada fique uma nebulosidade variável”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Há maior possibilidade de tempestades nas cidades que ficam mais ao Sul, desde o extremo Oeste até o Litoral do Paraná
Há maior possibilidade de tempestades nas cidades que ficam mais ao Sul, desde o extremo Oeste até o Litoral do Paraná |  Foto: Simepar.
  

Antes da chegada da chuva o tempo continua abafado em todas as regiões do Paraná, com máximas acima dos 33°C em cidades do Noroeste e do Norte. Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral não há previsão de chuvas, e as máximas chegam próximo dos 27°C.

SEXTA-FEIRA – Na sexta-feira (16) o tempo continua instável e abafado no Paraná, com previsão de chuvas mais organizadas ao longo da tarde, até sábado (17), por todo o Estado. Há maior possibilidade de tempestades nas cidades que ficam mais ao Sul, desde o extremo Oeste até o Litoral. Na metade Norte os temporais serão isolados.

O Simepar segue atualizando os boletins da previsão do tempo e presta auxílio à Defesa Civil do Paraná na emissão de alertas para a população.

Antes da chegada da chuva o tempo continua abafado em todas as regiões do Paraná
Antes da chegada da chuva o tempo continua abafado em todas as regiões do Paraná |  Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN.
  

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações hidrometeorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right