Prefeitos debatem o desenvolvimento sustentável da região
O IAT deu início à 1ª Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável – Aliança Campos Gerais nesta quarta-feira (1º)
Publicado: 01/10/2025, 11:06

O Instituto Água e Terra (IAT), por meio do escritório regional de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, deu início à 1ª Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável – Aliança Campos Gerais nesta quarta-feira (1º). O evento ocorre na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) e tem como objetivo reunir representantes de municípios, empreendedores, instituições e sociedade civil para debater políticas ambientais e estratégias de desenvolvimento sustentável para a região.
A cerimônia de abertura contou com a presença de lideranças municipais de municípios dos Campos Gerais, como a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União); o prefeito de Sengés, Gerson Nunes (PSD); o prefeito de Porto Amazonas, Elias Gomes da Costa (PSD); a vice-prefeita de Tibagi, Helynez Ribas (PP); o secretário de Governo de Castro, Ricardo Cardoso Filho; e os secretários de Meio Ambiente de Imbaú e Carambeí, Naigler Jangada e Paulo Sérgio Valenga.
A atividade dessa quarta-feira foi voltada para palestras e oficinas sobre temas como licenciamento ambiental, ICMS Ecológico, fiscalização e regularização fundiária. O público-alvo inclui prefeitos, secretários de Meio Ambiente, equipes técnicas e cidadãos interessados na gestão ambiental local.
Conforme explica o chefe do escritório regional do IAT em Ponta Grossa, Matheus Lopes Demito, que o encontro tem como objetivo orientar as prefeituras. "Para evoluirmos com sustentabilidade, precisamos ensinar. Os municípios, em geral, não tem equipes robustas na pasta de meio ambiente. Então, momentos como essa conferência são importantes para orientar os municípios no que tange o desenvolvimento sustentável, normativas estaduais e garantias do cumprimento da lei", complementa.
Para Elizabeth Schmidt, o tema é importante para toda a população. "Estamos unindo prefeituras, instituições, associações, entidades e sociedade civil organizada para pensar e discutir o futuro com sustentabilidade. Ponta Grossa também está com esse enfoque. É muito forte nossa preocupação com o desenvolvimento sustentável. Sabemos o quanto é importante prepararmos esse mundo para o futuro", afirma.
Em entrevista ao Portal aRede, a prefeita também citou projetos na área em Ponta Grossa. "Buscamos sustentabilidade em todos os aspectos, não só ambiental, mas temos um plano de ESG, estamos atrás de verbas para realizar o projeto do Arroio da Ronda, um projeto interessante e importante para o município", conta.
Segundo o prefeito Gerson Nunes, a conferência é importante principalmente para cidades fortes no turismo e produções agrícolas. "Este é o caso de Sengés, que além da agricultura e do reflorestamento, temos nossas belezas naturais, cachoeiras, cânions. Então, cada novidades que aplicamos em nossa cidade em relação ao meio ambiente é importante", pontua.
Sobre projetos em sustentabilidade, Gerson destaca a parceria com o Governo do Estado e o IAT para desenvolver o turismo na cidade. "Temos um projeto de R$ 5 milhões, atrelado ao IAT, pois tudo que fazemos para o turismo, envolve a natureza e a sustentabilidade", completa.
Representando Tibagi, a vice-prefeita Helynez reforça que o município possui grande parte de sua economia na agricultura, mas, ao mesmo tempo, preocupado com a sustentabilidade. "Temos o programa Recicla Tibagi, o Tibagi Sustentável, então eventos como esse ajuda os municípios nessa área", disse.
Para o secretário de Governo de Castro, o evento ajuda a facilitar o trabalho das prefeituras em relação ao meio ambiente. "Toda as instruções que será passada são importantíssimas para o município. Essa parceria e aproximação faz com que todas as cidades dos Campos Gerais ganhem muito", reforça.
Na sequência, o secretário comenta sobre o projeto para o Parque Estadual do Caxambu. "Alguns meses atrás fizemos um sobrevoo no parque, pois estamos trabalhando para fazer um convênio entre a Prefeitura e o IAT para termos mais um espaço de turismo em Castro", conta.
PROGRAMAÇÃO - Na quinta-feira (02) a conferência tem como alvo empreendedores, desde o pequeno comércio até grandes indústrias. Estão previstas discussões sobre licenciamento para diferentes atividades, novidades na legislação ambiental, atendimento a condicionantes e mineração. Também haverá um plantão técnico do IAT para esclarecimento de dúvidas.
Já no terceiro dia, o evento será integralmente no Lago de Olarias, também em Ponta Grossa, com atividades voltadas à educação ambiental. Estão previstas oficinas, roda de conversa para elaboração de um plano de ação regional e atividades de distribuição e plantio de mudas nativas, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.