Representantes da Argentina, Brasil, Chile, México e Reino Unido visitam a Castrolanda
O grupo conheceu propriedades de cooperados certificados e acompanhou apresentações sobre iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas pela cooperativa
Publicado: 24/09/2025, 18:39

Representantes da Argentina, Brasil, Chile, México e Reino Unido estiveram em Castro na última semana, quando a Castrolanda foi escolhida como cooperativa anfitriã no Brasil para receber a visita internacional da Conferência RTRS 2025. O grupo conheceu propriedades de cooperados certificados e acompanhou apresentações sobre iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas pela cooperativa.
O roteiro começou na Casa da Agricultura de Precisão, no Castrolanda Expo Center, com a apresentação do programa Safra do Futuro e da Fundação ABC, além de palavras do presidente da cooperativa, Willem Berend Bouwman, aos visitantes internacionais. À tarde, o grupo visitou propriedades de cooperados certificados RTRS, João Cristiano Kiers (Agropecuária ROMI) e Nico Eduardo Leffers (Agropecuária LEFFERS), conhecendo de perto as práticas de produção sustentável aplicadas no campo.
SUSTENTABILIDADE - Para Rafael Igor Santos, analista de Qualidade da Castrolanda, a experiência foi marcante. “Achei extremamente gratificante representar a cooperativa nessa questão. Como trabalho a campo, é interessante o pessoal de fora conhecer a realidade dos nossos produtores, que estão sempre buscando boas práticas. Eles estão preocupados com o meio ambiente, com os recursos naturais, porque sua rentabilidade depende da terra. Mostrar isso para o mundo é fundamental, principalmente a força que a cooperativa tem frente às demandas internacionais.”
O consultor da RTRS, Cid Ferreira Sanches, reforçou que a escolha da Castrolanda para sediar a visita não foi por acaso. “Sempre buscamos levar grupos internacionais para conhecer a realidade do campo. Aqui já existe um grupo crescente de produtores certificados, o que facilita. A excelência da cooperativa é um diferencial, pois não basta certificar o produtor, é necessário ter toda uma estrutura de apoio por trás, como a Castrolanda já oferece. Isso tem avançado muito no Paraná, enquanto em outras regiões ainda é incipiente”.
Na avaliação de Pamela Ahlert, coordenadora de Qualidade da Castrolanda, o encontro mostrou a potência do modelo cooperativista e dos programas desenvolvidos pela cooperativa.
“Apresentamos o nosso programa Safra do Futuro, criado para auxiliar o produtor a alcançar certificações, e o programa de Gestão Rural Sustentável. Também debatemos as dificuldades atuais do produtor e da cadeia agrícola diante de exigências cada vez maiores, mas reforçamos que nossos cooperados estão empenhados nesse trabalho.”
VISITANTES - Entre os visitantes internacionais, estava o produtor, Oscar Zaccardi, da Fazenda Rosita, certificado RTRS da Argentina. “Faz dois anos e meio que temos a certificação e trabalhamos com cereais na província de Buenos Aires. A visita foi surpreendente pela organização e pelo modelo regenerativo que vocês apresentaram. Vou embora com uma ótima impressão, com muitos aprendizados para aplicar, mesmo vindo de uma região onde a pecuária predomina. Foi uma surpresa muito positiva.”
COOPERADOS - O anfitrião Nico Eduardo Leffers, da Agropecuária Leffers, relatou como a certificação trouxe mudanças culturais e operacionais em sua propriedade. “Toda mudança gera resistência. O primeiro passo foi adotar o 5S, desapegar de práticas antigas e implementar melhorias. No início foi difícil, mas hoje vemos funcionários mais comprometidos e exemplos sendo seguidos dentro da equipe. É um processo gradual, que exige investimento e adaptação, mas já traz resultados.”
Já João Cristiano Kiers, da Agropecuária Romi, destacou como a certificação impactou além da porteira. “Fui um dos primeiros cooperados a conquistar a certificação, em um processo iniciado em 2019. Além das melhorias na propriedade, conseguimos desenvolver um projeto social de horta com mulheres da comunidade, que hoje gera renda extra. Era um sonho antigo que a certificação tornou possível.”
ENGAJAMENTO - Para o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, a visita fortalece a imagem da cooperativa frente ao mercado global. “Foi uma oportunidade fundamental para mostrar as iniciativas que apoiamos em sustentabilidade e o engajamento dos nossos produtores. Também aprendemos muito com a troca de experiências. É importante para a cooperativa demonstrar às indústrias e compradores que tanto os produtores quanto a Castrolanda estão fazendo a sua parte. Isso agrega valor à produção, fortalece a gestão das propriedades e abre novos mercados”, destacou.
A visita internacional reforçou o protagonismo da Castrolanda no cenário da soja responsável, evidenciando não apenas a adoção de práticas sustentáveis pelos cooperados, mas também o suporte estruturado da cooperativa. Um intercâmbio que uniu diferentes realidades, promoveu aprendizado mútuo e consolidou a imagem da Castrolanda como referência em sustentabilidade no agronegócio.
Com informações da assessoria de imprensa.