Obra da Transbrasiliana vai quadruplicar movimento de veículos em Tibagi, diz Rildo
Projeto para a obra foi confirmado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho

Tibagi, nos Campos Gerais, vive um novo capítulo da sua história. Foi anunciado pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, a retomada do projeto da BR-153 – Transbrasiliana, com a destinação de R$ 5 milhões para a elaboração do projeto que garantirá a conclusão do trecho entre Tibagi e Imbituva. Uma demanda histórica da região, que agora caminha para sair do papel.
O anúncio foi feito durante visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, a Ponta Grossa, acompanhado de deputados, secretários estaduais e prefeitos dos Campos Gerais. A notícia representa não somente a realização de um sonho antigo dos tibagianos, mas também um marco para toda a economia local e regional.
Para o prefeito Rildo Leonardi (MDB), a conclusão da Transbrasiliana é a oportunidade de uma virada de chave para Tibagi. “Essa é uma obra muito importante para Tibagi porque quadruplicará a trafegabilidade de veículos. Mais caminhões e carros passarão pelo município, fortalecendo a economia da nossa cidade, dos distritos e de toda a região. Mas ela também é estratégica para o Brasil inteiro, porque corta o País de norte a sul”, afirmou o prefeito.
Ele ainda destacou o impacto transformador da obra.
"Não tenho dúvida de que, assim que a Transbrasiliana estiver pronta, Tibagi viverá uma virada de página. Seremos outro município a partir dessa rodovia."
O ministro Renan Filho reforçou a relevância da obra para o Paraná: “Só aqui no Estado ainda existia um trecho em barro na Transbrasiliana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incluiu esse projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e agora publicaremos o edital para execução. No próximo ano, colocaremos esse trecho em obra”, garantiu.
O deputado federal Aliel Machado (PV), que acompanhou o processo desde o início, destacou a seriedade e o cuidado do Governo Federal na condução da obra. “A Transbrasiliana é uma das obras mais esperadas por toda a região. Ao nosso pedido, o ministro trabalhou com a equipe e agora teremos o edital publicado para a conclusão da obra, que movimentará e ajudará toda a economia”, disse.
FUTURO - A retomada da Transbrasiliana significa mais do que a pavimentação de um trecho rodoviário. Representa segurança para os motoristas, valorização das comunidades locais, aumento da competitividade econômica e integração de Tibagi ao cenário nacional.
Para a população, é a certeza de que o desenvolvimento está chegando. Para os empresários e produtores rurais, novas possibilidades de crescimento e escoamento da produção. Para os jovens, mais oportunidades e perspectivas de futuro.
Com informações: Assessoria de Imprensa.




















