Frísia apresenta plano de comemoração de seu centenário
Com sua sede principal em Carambeí, a cooperativa é a mais antiga do Paraná
Publicado: 17/01/2025, 15:55
Representantes da Frísia estiveram na sede do Sistema Ocepar, nessa quinta-feira (16), para apresentar as ações planejadas em comemoração aos 100 anos de fundação da cooperativa. Com sua sede principal em Carambeí, a cooperativa é a mais antiga do Paraná e a segunda mais antiga do país.
A programação de aniversário prevê uma série de atividades de janeiro a dezembro de 2025, com o objetivo de celebrar a data com cooperados, colaboradores e todas as comunidades onde a cooperativa está presente.
A coordenadora de Marketing e Cooperativismo da Frísia, Sabrina Morello, conta que houve a participação ativa de cooperados na definição de todas as iniciativas. Entre as ações previstas para 2025, ela destaca o lançamento de um livro com 100 crônicas, dividido em quatro capítulos, que resgatam as histórias e conquistas da Frísia.
O planejamento do centenário prevê ainda ações culturais, como uma montagem teatral que resgatará a história da cooperativa, e a criação de um coral, atendendo a um pedido de cooperados e colaboradores. “Estamos preparando também uma atividade esportiva aberta a toda a comunidade, no mês de agosto, quando a Frísia faz aniversário. Serão provas de caminhada e corrida, com percursos que passarão por diversos pontos da Frísia em Carambeí”, detalha a coordenadora.
SELO - Para marcar as ações, a cooperativa lançou um selo de 100 anos, com três esferas que representam o passado, o presente e o futuro da Frísia, conforme explica Morello. “O selo traz a visão de longo prazo da Frísia, com respeito à sua história e olhar voltado para seu constante desenvolvimento. Honramos nossa origem e acreditamos que o presente é o que nos impulsiona em direção a esse futuro que estamos construindo agora, de resiliência, perenidade e prosperidade”, frisa.
Morello destacou ainda os eventos da cooperativa em parceria com o Sistema Ocepar, em comemoração ao centenário. A sede da Frísia em Carambeí receberá, em abril, comunicadores de todas as cooperativas do estado, no Fórum de Comunicação das Cooperativas do Paraná, o ComunicaCoop; e em 28 de novembro será a vez do 'Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses', quando são esperadas cerca de 2 mil pessoas.
Com informações: Assessoria de Imprensa.