Cidades dos Campos Gerais ampliam oferta de médicos especialistas
Programa nacional prevê o repasse de verbas e inclusão da telemedicina nas unidades de saúde da região
Publicado: 01/08/2024, 17:38
As cidades da região dos Campos Gerais terão mais médicos especialistas e devem facilitar o acesso aos pacientes. Isso porque o Governo Federal anunciou o início do Programa Mais Acesso a Especialistas, e quase todas as cidades da região se inscreveram no processo e devem integrar o Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada. Entre os municípios que participarão do programa estão Castro, Fernandes Pinheiro, Imbaú, Imbituva, Irati, Ipiranga, Ortigueira, Palmeira, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Rio Azul, Teixeira Soares, Telêmaco Borba e Tibagi.
Em entrevista ao Portal ARede e Jornal da Manhã, a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, destacou a importância de ampliar a oferta de serviços para os munícipes. “Projetos que atendam às necessidades dos usuários do SUS, como a atenção ambulatorial especializada, são importantes para ampliar a oferta de serviços. No entanto, é preciso verificar se o valor destinado ao projeto será suficiente para atender à demanda reprimida de consultas e exames”, destacou a diretora, que ainda afirmou que o projeto deve realizar estudos para só então entender se a demanda será suprida.
Atualmente, uma pessoa que procura a Unidade Básica de Saúde com pressão alta e precisa fazer exames cardiológicos pode enfrentar uma longa fila de espera. Isso pode atrasar o diagnóstico e o tratamento adequado. Com o novo programa, o SUS passará a oferecer outras possibilidades de encaminhamento, reduzindo o tempo de espera. O objetivo é buscar o paciente quando for necessário que ele se trate sem demora e, até mesmo, quando possível, garantir atendimento na Atenção Primária, por telessaúde. Dessa forma, o Mais Acesso a Especialistas permitirá um diagnóstico mais ágil e o tratamento adequado, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
O programa prevê a contratação de novos médicos especialistas, a construção de novas unidades de saúde e a reforma e ampliação de unidades existentes. Também serão disponibilizados equipamentos e insumos para as unidades de saúde e serão oferecidos cursos de capacitação para os profissionais de saúde. Tudo isso com repasses que devem ser feitos para as secretarias estaduais e municipais pela União. O Programa Mais Acesso visa ampliar o acesso da população a consultas com médicos especialistas, reduzir o tempo de espera por consultas e exames e melhorar a qualidade do atendimento especializado.
TELEMEDICINA - Com uma das iniciativas de maior destaque da proposta, está a telessaúde, pilar do SUS Digital, aderida por todos os estados e municípios do Brasil. Serão destinados R$ 460 milhões para apoiar a transformação digital. Os núcleos de telessaúde aumentaram de 10 para 24, oferecendo telediagnóstico especializado nacional. Os especialistas fazem consultas on-line e analisam diagnósticos de médicos da Atenção Primária. Já foram atendidos 1.200 municípios com teleeletrocardiogramas, realizando 6 mil laudos por dia, reduzindo barreiras e assegurando o acesso da população a esse atendimento.