Prudentópolis e São Mateus recebem rede elétrica inteligente | aRede
PUBLICIDADE

Prudentópolis e São Mateus recebem rede elétrica inteligente

Medidores inteligentes efetuam a eleitura automática e sinalizam a falta de luz diretamente para o centrode operações da Copel

Os novos equipamentos efetuam leitura automática, sinalizam a falta de luz diretamente para o centro de operações da Copel
Os novos equipamentos efetuam leitura automática, sinalizam a falta de luz diretamente para o centro de operações da Copel -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A modernização do sistema elétrico no Paraná avança para novas regiões, com a expansão do programa que está trocando os relógios de luz convencionais por medidores inteligentes. Esta atualização tecnológica é realizada pelo Programa Rede Elétrica Inteligente, que está presente em 77 municípios, e agora chega a mais duas cidades: Prudentópolis e São Mateus do Sul, ambas na região Centro-Sul paranaense.

Os novos equipamentos efetuam leitura automática, sinalizam a falta de luz diretamente para o centro de operações da Copel e permitem comandos remotos que tornarão mais rápida e eficiente toda a gestão dos serviços de energia elétrica no Estado. Isto acontece porque, além dos medidores inteligentes instalados em cada unidade consumidora – sejam casas, comércios, indústrias ou estabelecimentos rurais -, a Copel está investindo em equipamentos de comunicação e automação implantados na rede da distribuidora. Eles são responsáveis pelo envio de informações às centrais de comando da Companhia, o que possibilita, por exemplo, encontrar o ponto de origem de um desligamento na rede de forma mais ágil.

O Programa já instalou mais de 500 mil medidores, nas regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. Atualmente, as trocas dos relógios estão em reta final nos municípios de Araucária e Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que já têm mais de 90% dos equipamentos substituídos. Em Fazenda Rio Grande, também na RMC, são 70% de medidores já trocados. Mais recentemente, os trabalhos iniciaram no município de Ponta Grossa, e agora se estende a Prudentópolis e São Mateus do Sul. A substituição é realizada pela empresa contratada Eleng, que tem aberto oportunidades de trabalho e oferecido treinamento nas localidades contempladas pelo programa da Copel. O orçamento previsto para o programa em suas três primeiras fases, que cobrem toda a faixa ao Sul do Estado, é da ordem de R$820 milhões.

COMO FUNCIONA - A troca dos medidores dura em média 30 minutos, com a unidade consumidora desligada. O serviço é gratuito, e feito exclusivamente na entrada de serviço, como é chamada a estrutura onde fica instalado o medidor de energia. Os funcionários da Eleng estão identificados com crachá e levam uma carta de apresentação emitida pela Copel.

SERVIÇOS DIGITAIS – Após a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem acompanhar seu consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para celulares Android e iOS. Ele também serve para solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar as informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funções.

Como o medidor inteligente dispensa a visita mensal de uma pessoa para fazer a leitura do consumo do domicílio, no momento da troca do relógio a Copel também recomenda o cadastro para recebimento das contas de luz por e-mail. Além de evitar a impressão de papel, a fatura digital evita extravios, e serve como comprovante de residência assim como a conta impressa.

Das Assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE