Maltaria deve começar a produção em janeiro de 2024
Fase de testes está prevista para este mês; mais de 1.200 pessoas trabalham simultaneamente na finalização da obra
Publicado: 10/11/2023, 17:13
A Maltaria Campos Gerais, construída em um terreno de 400 metros quadrados, às margens da PR-151, em Ponta Grossa, está prestes a iniciar a produção para o mercado. A previsão para o início das operações é janeiro de 2024.
A construção da maltaria começou em 2022, por meio de seis cooperativas paranaenses que se reuniram e projetaram o investimento total de R$ 3 bilhões na fábrica de malte no município, sendo aproximadamente a metade do valor na primeira das duas fases. A intercooperação reúne a Agrária Agroindustrial (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagrícola (Ponta Grossa) e a Frísia (Carambeí).
Segundo a assessoria de comunicação da maltaria, até o começo de outubro, 75% das obras da primeira fase da maltaria estavam concluídas. Mais de 1.200 pessoas estavam trabalhando simultaneamente na finalização da obra. Com a unidade em plena operação, ela irá gerar 3 mil vagas de emprego diretas e indiretas.
Ainda conforme informações, a previsão é de que os testes na planta fabril comecem neste mês, com a recepção da cevada. Segundo o licenciamento ambiental, o processamento de cevada na unidade poderá ser de quase mil toneladas por dia, sendo que deste volume de matéria-prima resulta uma produção cerca de 20% inferior, de quase 800 toneladas diárias de malte.
A maltaria terá capacidade para produzir 240 mil toneladas de malte por ano, volume que equivale a cerca de 15% da demanda do mercado nacional.