AMCG pede união e apura prejuízos deixados pelas chuvas | aRede
PUBLICIDADE

AMCG pede união e apura prejuízos deixados pelas chuvas

AMCG está conversando com os prefeitos e pedindo união a todos; campanha de donativos atenderá os municípios da região

Elisangela Pedroso, presidente da AMCG, pede união aos prefeitos
Elisangela Pedroso, presidente da AMCG, pede união aos prefeitos -

Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As fortes chuvas que atingiram os Campos Gerais nos últimos dias deixaram rastros de destruição em diversos municípios. A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) está em contato com os prefeitos e assessorias de cada cidade afetada, realizando levantamentos para contabilizar os prejuízos. "Estamos com nossa equipe administrativa na sede da AMCG monitorando e entrando em contato com os prefeitos e assessorias e vendo o que é necessário, fazendo campanha para arrecadação de roupas, alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal", explica a presidente da AMCG, Elisângela Pedroso, que também é prefeita de Carambeí. 

Ela destaca que entre os municípios mais afetados, neste momento, estão Ivaí, Ipiranga, Porto Amazonas e Ponta Grossa. "Acredito que todos os prefeitos tiveram problemas nas fortes chuvas", diz. 

Elisângela observa que hoje todos os municípios estão com problemas e cita, entre eles, as condições das estradas rurais, os bueiros entupidos, pontos transbordando, encostas desmoronando, famílias desabrigadas e escolas suspendendo as aulas pelo transporte escolar. "Estamos junto com a Defesa Civil fazendo este levantamento, este monitoramento e passando esta situação para a Defesa Civil do Estado", fala. 

A presidente ressalta ainda que os municípios estão bastante preocupados com as condições da agricultura. "Ontem (segunda-feira, 30) eu andei pela área rural de Carambeí conversando com alguns agricultores que estão muito preocupados com as plantações", conta ao destacar que alguns produtores deveriam estar colhendo e não estão conseguindo, enquanto outras plantações estão apodrecendo no campo. 

Elisângela explica que os municípios ainda estão contabilizando o valor do prejuízo.  "Cada cidade está fazendo o seu levantamento, até porque temos que passar para a Defesa Civil do Estado através de relatório, mas acredito que ainda ninguém conseguiu contabilizar isso", observa . 

Em relação aos pedidos de ajuda ao Governo Federal, a presidente diz que foi informada sobre a aprovação de um fundo de calamidade na Assembleia Legislativa, mas ainda não conseguiu averiguar os requisitos para os municípios serem beneficiados devido às visitas a campo. 

Elisângela destaca que é preciso a união dos prefeitos neste momento. "Hoje foi colocado no grupo da AMCG que a nossa gestão está sendo colocada como uma prova de fogo, os nossos mandados, primeiro foi a pandemia e agora os desastres naturais que estão acontecendo e nós temos coragem, força e determinação e eu tenho certeza que nós vamos vencer mais este grande desafio perante a população", diz. 

Campanha

Na segunda-feira (30), a AMCG lançou uma campanha para arrecadação de donativos que serão destinados para as famílias, vítimas das chuvas. As doações de alimentos, roupas, móveis e produtos de limpeza e higiene pessoal podem ser entregues nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios ou na sede da AMCG, em Ponta Grossa, na rua Ataúlfo Alves, nº 351, vila Estrela. 

Confira a entrevista: 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE