Prefeitos buscam soluções para amenizar prejuízo das chuvas | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitos buscam soluções para amenizar prejuízo das chuvas

Municípios dos Campos Gerais, Centro-Sul e Sul do Paraná sofreram estragos em série no fim de semana. Gestores se reúnem com a Defesa Civil

Prefeitos Bachir Abbas, de União da Vitória; Jorge Derbli, de Irati; Alcione Lemos, de Jaguariaíva; Fernanda Sardanha, de São Mateus do Sul; Leandro Jasinski, de Rio Azul e Abimael do Valle, de São João do Triunfo
Prefeitos Bachir Abbas, de União da Vitória; Jorge Derbli, de Irati; Alcione Lemos, de Jaguariaíva; Fernanda Sardanha, de São Mateus do Sul; Leandro Jasinski, de Rio Azul e Abimael do Valle, de São João do Triunfo -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As fortes chuvas do último fim de semana causaram uma série de estragos em municípios das regiões dos Campos Gerais, Centro-Sul e Sul do Paraná. A fim de viabilizar soluções rápidas para os danos ocasionados em estradas, pontes, residências e outras estruturas, prefeitos assumiram a linha de frente em busca de estratégias de contenção e ações em prol dos moradores afetados pelos temporais.

Em Jaguariaíva, a prefeita Alcione Lemos (União) decretou estado de calamidade pública no último domingo (8). A decisão foi tomada após uma reunião entre a chefe do Executivo e representantes da Defesa Civil. Na cidade, um trecho de asfalto da PR-151 localizado no km 214, dentro do perímetro urbano, cedeu por conta das chuvas. Por meio da iniciativa, a gestão espera angariar os recursos necessários junto ao Governo Federal para recuperar a infraestrutura local. O temporal também desalojou famílias e interrompeu o fornecimento de água em algumas regiões.

União da Vitória também enfrenta problemas de logística desde o último domingo, quando parte da pista da cedeu próximo ao km 356 da BR-476. Com o deslizamento, quase toda a pista veio abaixo. O trecho foi interditado e está sendo monitorado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O prefeito Bachir Abbas utilizou as redes sociais para atualizar a situação de União da Vitória. “Seguimos empenhados nos trabalhos de monitoramento e assistência às famílias impactadas pelas chuvas recentes. Com apoio da Defesa Civil, nesse primeiro momento, estamos disponibilizando 500 colchões e 500 kits dormitórios, além de 125 kits de higiene e 125 kits de limpeza”, alertou o prefeito. Em comunicado à população, a Prefeitura anunciou o cancelamento de aulas em diversas instituições até quarta (11). A lista está disponível nas plataformas oficiais.

Alagamentos

Outro município afetado pelo intenso volume de chuvas observado nos últimos dias é Rio Azul. A localidade situada próximo ao ‘trevo do meio’, sofreu com alagamentos no decorrer do domingo (8). Por meio das redes sociais, o prefeito Leandro Jasinski emitiu orientações para a população. O gestor também acompanhou algumas das ações realizadas por equipes de resgate. Idosos tiveram de ser retirados de casas de abrigos por conta do avanço da água. Equipes do município utilizaram barcos de pequeno porte a fim de auxiliar a população.

Aulas suspensas

Na cidade de São Mateus do Sul, por conta to impacto nas estradas, aulas presenciais estão suspensas em instituições localizadas nas regiões de Turvo de Baixo, Lajeado e Divisa. A prefeita Fernanda Sardanha também participou de reuniões com a Defesa Civil a fim de traçar estratégias e viabilizar ações em prol da população. A gestora fez um comunicado nas redes sociais emitindo orientações e pedindo que a população evite áreas de risco.

São João do Triunfo

O prefeito Abimael do Valle acompanhou as ações emergenciais realizadas no município durante o fim de semana. “As equipes da gestão atuam de maneira integrada no concerto de bueiros, pontes e no apoio e orientação às famílias em áreas de risco”, destacou o chefe do Executivo. Em alguns locais, os trabalhadores utilizaram máquinas para viabilizar o escoamento da água.

Irati garante ações preventivas

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, falou sobre a situação observada no município até o último domingo (8). “Toda a equipe da Prefeitura ficou atenta, à disposição da população. Notamos mais uma vez que todas as ações estão surtindo efeito e era nosso compromisso, minimizar os problemas que as pessoas enfrentavam aqui. O trabalho continua e será feito até o final da gestão”, destacou. Uma série de ações preventivas, como o trabalho permanente de dragagem do Rio das Antas, vem sendo realizadas desde 2017 pela Prefeitura.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE