AMCG estreita relações com o Estado e garante melhorias para a região | aRede
PUBLICIDADE

AMCG estreita relações com o Estado e garante melhorias para a região

Associação dos Municípios dos Campos Gerais garante maior representatividade para as prefeituras e avança na discussão de pautas ligadas à arrecadação e à saúde

Presidente da entidade e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), concedeu entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta terça-feira (26)
Presidente da entidade e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), concedeu entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta terça-feira (26) -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A relação entre as prefeituras dos Campos Gerais e o Governo do Estado passa por um processo de fortalecimento. Por meio da atual gestão da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), a região ampliou a representatividade e demonstrou força política para sanar as principais demandas existentes. A presidente da entidade e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), atua para que a ‘ponte’ entre Estado e região se consolide dia após dia.

Na última segunda-feira (25), a gestora esteve presente no Palácio do Iguaçu, onde ocorreu a solenidade que marcou o anúncio de R$ 455 milhões aos municípios para custeio da educação e da saúde até o fim de 2023. O repasse representa uma medida adotada pelo Governo do Estado para amenizar a queda na arrecadação tributária dos municípios, em especial a diminuição dos repasses referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por parte do Governo do Estado. Os anúncios também preveem R$ 212 milhões até o fim do ano para o custeio do Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE). O aporte representa um aumento de 41% nos recursos para o deslocamento gratuito e seguro dos estudantes.

Em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã, a gestora detalhou a situação observada nos Campos Gerais. “Foi uma honra poder representar todos os municípios do Paraná. Procurei mostrar ao nosso governador todas as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, buscando um auxílio de outras esferas. Em 2021, os prefeitos assumiram gestões com todos os desafios da pandemia, que gerou uma série de impeditivos na área de saúde. Esses novos recursos surgem em um momento importante. A mobilização feita pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) foi fundamental para que isso saísse do papel”, relatou.

Agenda com a Primeira-dama do Paraná

Na manhã de terça-feira (26), dando continuidade à atuação junto ao Estado, a presidente da AMCG esteve em Castro para acompanhar a visita da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa. A representante do Governo participou da entrega de brinquedos da campanha ‘Paraná Piá’ e também da organização do projeto ‘Paraná Rosa em Ação’, voltado ao combate ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.

Para Elisangela, a agenda trouxe para o debate temas importantes para as áreas de assistência social e saúde. “A sensibilidade feminina dentro da política faz a diferença. Nossa primeira-dama está fazendo uma intensa mobilização em todo o estado. Em Castro, ocorreu uma palestra de conscientização a respeito do combate ao Câncer e, logo em seguida, também huve a entrega de brinquedos aos municípios. É algo que faz a diferença na vida das crianças.

Encontro com Beto Preto

Recentemente, a representante da entidade também esteve reunida com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a fim de entregar um ofício com uma série de reivindicações visando a qualificação dos serviços prestados através das 3ª e 21ª Regionais de Saúde; e do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CimSaúde) dos Campos Gerais. 

Elisangela Pedroso citou as dificuldades enfrentadas pelos municípios no acesso à determinadas especialidades médicas, como Neuropediatria, Urologia Cirúrgica, Ortopedia Cirúrgica, Reumatologia e Oncologia. “Tivemos uma recepção muito boa por parte do secretário. Muito em breve teremos novidades importantes para a nossa região”, concluiu a gestora. que também elencou outras melhorias necessárias para a qualificação do atendimento regional.

Reunião nesta quinta debate melhorias na saúde

A AMCG realizará no próximo mês, uma nova reunião para colocar em pauta a necessidade de melhorias na área de saúde. O encontro deve reunir prefeitos e gestores responsáveis pelo setor em cada um dos 19 municípios que compõem a entidade. O debate também terá a presença do secretário Beto Preto, que se comprometeu em ouvir as demandas das cidades e traçar estratégias visando soluções imediatas. “Fizemos um bom debate na semana anterior. Agora vamos encaminhar as soluções possíveis junto ao nosso governador. Nos próximos dias, estaremos em Carambeí para dialogar com prefeitos, secretários e representantes”, reforçou.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE