Seminarista de Ipiranga é admitido nas 'Ordens Sacras' | aRede
PUBLICIDADE

Seminarista de Ipiranga é admitido nas 'Ordens Sacras'

Rito é passo importante para que o religioso, em um futuro breve, receber oportunamente o ministério da Igreja; Ivonei Sambroski tem 26 anos e nasceu na Colônia Taió

Cerimônia ocorreu no fim de semana e teve a presença do Bispo Dom Sérgio
Cerimônia ocorreu no fim de semana e teve a presença do Bispo Dom Sérgio -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Vivendo o clima do terceiro Ano Vocacional do Brasil, a Diocese de Ponta Grossa se alegra com a admissão às Ordens Sacras do seminarista Ivonei Samborski. A celebração aconteceu no sábado (19) na matriz da Paróquia Imaculada Conceição, de Ipiranga, terra natal do candidato. Concelebraram ao lado do bispo Dom Sergio Arthur Braschi, padres Nelson Schiel, Jaime Rossa, Rafael Moreira e Martinho Hartmann. Além da comunidade local, paroquianos da Menino Jesus, de Reserva, também acompanharam a missa. O seminarista está realizando lá seu ano pastoral.

Durante a leitura da biografia do seminarista, padre Nelson, que completou 61 anos de sacerdócio, citou que o nome de Ivonei Samborski consta do Livro 18, página 398, número 25, da paróquia. “Lá encontrei esse nome”, contou o pároco, informando que o seminarista nasceu no dia 18 de janeiro de 1997, na Colônia Taió, “que acolhia os poloneses recém-chegados ao interior do município”, completou padre Nelson. Samborski foi batizado no dia 2 de fevereiro do mesmo ano, também na matriz e também pelo padre. “Com alegria, neste dia, coloquei o nome dele no Livro. A gente vai indo, vai indo e, de repente, vem os frutos. Talvez por minha permanência e pelos exemplos que procuro dar, eles acabam vindo”, argumentou o pároco.

Com 26 anos, Ivonei é filho de Félix Samborski, e Teresa Machisnki, e, teve como padrinhos de batizado, Mauri Agostinho Wolinski e Josefa Machisnki Woilinski, de Imbituva. Os pais se casaram em Ipiranga, em celebração feita pelo padre. ”É uma alegria para o padre ver o fruto da vocação, que eu também recebi de Deus. E neste dia 19, nosso seminarista vai receber o rito de admissão às Ordens Sacras. Meu presente para você é essa missa, para que a minha presença esteja com você sempre”, comentou padre Nelson.

Dom Sergio lembrou o tema do Ano Vocacional – Vocação, graça e missão – dizendo que se trata de um dom gratuito. “Deus olha para uma família, para uma comunidade paroquial, olha para uma diocese e para uma pessoa e chama”, detalhou o bispo. “Como dizia padre Nelson na apresentação, a alegria dessa paróquia por esse filho, que naquele dia, em 1997, foi batizado, entrou para fazer parte da família de Deus e, acalentado pela família com o ensinamento da fé, brotou o chamado. Alegria para a paróquia, para a diocese e para a Paróquia Menino Jesus, de Reserva. Motivo de júbilo esse passo”, destacou Dom Sergio.

O rito é breve. Acontece, normalmente, durante o ano pastoral “para que o candidato vá se conscientizando da seriedade desse caminho”, explica o bispo. Antes do dia da celebração, o candidato envia uma carta ao bispo, escrita de próprio punho, dizendo que quer receber as Ordens Sacras. A resposta da Igreja é dada através do rito de admissão. Pelo texto no pontifical romano lido, o seminarista é recomendado como candidato às Sagradas Ordens, alegando que ele se sente preparado e confiante no Senhor. “Pela Sagrada Ordem, ele será encarregado de seguir no mundo a missão salvadora desempenhada pelo próprio Cristo, servir a igreja, edificar as comunidades cristãs para onde for enviada pela palavra e sacramento, e, deverá cultivar mais intensamente a própria vocação”, detalha o texto. O vigário geral e reitor do seminário João Maria Vianney, padre Jaime Rossa, o chama pelo nome. Ele responde ‘presente’.

O bispo, então, pergunta se ele quer, respondendo ao chamado de Deus, completar, continuar a preparação que o tornará apto a receber oportunamente o ministério da Igreja pela Sagrada Ordem e se quer preparar o coração para que possa servir fielmente ao Cristo e a Igreja. Ele responde; “quero!” O bispo o cumprimenta e abraça. Depois das preces feitas por ele e pedidas orações por sua vocação, Ivonei Samborski recebeu a bênção do bispo, ajoelhado, e foi acolhido com uma salva de palmas.

Samborski se disse com o coração alegre pelo passo que deu concretamente em direção ao sacerdócio, onde publicamente assumiu a decisão de viver na obediência a Deus e a Igreja. “Cada um de vocês é testemunha. Sendo assim, peço que me ajudem, rezando ainda mais por mim e, se perceberem que estou fazendo corpo mole, por favor, puxem minha orelha. Me ajudem a ser cada dia mais santo e peço que continuem rezando pelas vocações”, enfatizou. O seminarista agradeceu a Dom Sergio e a todos os padres formadores e aos irmãos de seminário, “que me ajudaram a crescer na vocação”, frisou. Também fez agradecimentos a padre Nelson, aos que prepararam a celebração, a todas as comunidades que participaram da Tarde Vocacional e aos pais e familiares “por estarem ao meu lado e me apoiarem com palavras de conforto e esperança”.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE