Região destina 5 mil toneladas de resíduos com apoio da Klabin | aRede
PUBLICIDADE

Região destina 5 mil toneladas de resíduos com apoio da Klabin

Municípios da região reciclam mais e melhor com apoio do Programa de Resíduos Sólidos da Klabin; aumento de renda das cooperativas chega a 85%

Programa de reciclagem vem apresentando resultados positivos
Programa de reciclagem vem apresentando resultados positivos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Programa de Resíduos Sólidos da Klabin vem alcançando resultados relevantes de impacto ambiental e social em municípios dos Campos Gerais, no Paraná. Nos dois últimos anos, a iniciativa ajudou a destinar corretamente para a reciclagem 5 mil toneladas de resíduos. Com planejamento integrado entre prefeituras, centrais de triagem de materiais recicláveis e as comunidades, houve aumento da quantidade e da qualidade do material que vai para reciclagem. E a renda das cooperativas envolvidas subiu até 85%, desde 2021.

Com um investimento de R$ 3 milhões entre 2021 e 2023, o programa conta com a parceria e consultoria técnica da Ambipar ViraSer, e atua na promoção de melhorias na infraestrutura e compra de equipamentos para cooperativas, ações de educação ambiental para as comunidades, implantação de nova metodologia de coleta seletiva nos municípios participantes, entre várias outras frentes de atuação. Nos últimos anos, mais de 3 mil pessoas foram impactadas pelas ações de educação ambiental. Além disso, a iniciativa tem promovido melhorias nas condições de trabalho e renda dos cooperados e associados e na gestão de resíduos sólidos dos municípios de Telêmaco Borba, Ortigueira, Imbaú, Reserva, Tibagi, Sapopema e Rio Branco do Ivaí.

“Temas prioritários para a Klabin, como responsabilidade social, circularidade, compromisso com o meio ambiente e apoio às comunidades são a base de nosso Programa de Resíduos Sólidos, que vem promovendo transformações bastante positivas”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

O agente de reciclagem Fabiano Paz Ferreira, de 26 anos, afirma que o ritmo de trabalho acelerou com os novos equipamentos doados à cooperativa Recicla TB, em Telêmaco Borba, e que está mais fácil de trabalhar. “A esteira e as novas prensas ajudaram muito e, com isso, conseguimos melhorar bastante nossas condições de trabalho e o rendimento”, avalia Ferreira.

Clair Rodrigues da Silva, de 49 anos, moradora de Telêmaco Borba, tem na reciclagem o sustento de sua família. Com três filhas, ela conta que o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin promoveu dignidade à atividade. “Trabalho há sete anos com reciclagem e acompanhei cada mudança por aqui. Tudo melhorou. O local onde trabalhávamos para separar os resíduos parecia um lixão a céu aberto. Hoje temos um galpão coberto, que nos protege da chuva e do vento. Além disso, o material chega mais limpo, o que facilita o nosso trabalho e ajuda em nosso rendimento”, observa.

A secretária de Meio Ambiente de Imbaú, Naigler Jangada, comemora os bons resultados do programa em sua cidade. “Após a regularização da coleta seletiva, conseguimos aumentar mais que o dobro na coleta de materiais recicláveis. Conseguimos também cobrir 100% do nosso território com educação ambiental, mostrando a relevância da separação dos materiais às crianças”, afirma. Em 2022, 47% dos materiais reciclados pelo Programa de Resíduos Sólidos da Klabin foram papéis, seguido por 29% de plásticos, 15% de vidros e 9% metais.

Programa

Criado em 2015 para apoiar a região a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin foi implementado inicialmente em seis municípios dos Campos Gerais (Telêmaco Borba, Ortigueira, Imbaú, Reserva, Tibagi e Rio Branco do Ivaí), em parceria com cidades do Consórcio Caminhos do Tibagi, ganhando em 2022, a adesão de Sapopema. Em 2021, o programa foi ampliado com o início de uma cooperação técnica entre Klabin, prefeituras e Ambipar ViraSer – instituição que atua na articulação de alianças entre associações e cooperativas de materiais recicláveis e sociedade –, com metas que têm como principal premissa a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos.

O trabalho está estruturado a partir da coleta seletiva, com a inclusão das cooperativas de reciclagem e o engajamento das comunidades no descarte adequado e destinação correta dos resíduos. As prefeituras são envolvidas e preparadas para a adesão ao programa por meio da capacitação de gestores públicos de meio ambiente, que recebem ferramentas para realizar o diagnóstico, o planejamento, gestão e controle, além de apoio na definição de indicadores para o monitoramento da qualidade do programa no município.

A gestão dos resíduos sólidos é um assunto de extrema importância e tem prioridade para a Klabin. O tema está presente em quatro temas materiais dos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), alinhados com a Agenda 2030 da ONU: Desenvolvimento Local; Impacto nas Comunidades; Desempenho Socioambiental de Fornecedores; e Resíduos, que prevê a otimização máxima dos recursos em que resíduos gerem valor ao serem reinseridos nos sistemas produtivos. 

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Mundial e Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE