Prefeitos da AMCG definem planos para qualificar a saúde regional | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitos da AMCG definem planos para qualificar a saúde regional

Encontro da entidade ocorreu nesta quinta-feira (6), em Carambeí e reuniu 16 municípios representados por prefeitos, vice-prefeitos e secretários de saúde

Presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), recebe lideranças em Carambeí
Presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), recebe lideranças em Carambeí -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, enquanto presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) deu o primeiro passo para a transformação da saúde regional. Encontro da entidade ocorreu nesta quinta-feira (6), no Paço Municipal de Carambeí e reuniu 16 municípios representados por prefeitos, vice-prefeitos e secretários de saúde. Além das presenças do deputado estadual Moacyr Fadel e dos diretores da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa e da 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, respectivamente, Silvia Carla e Roberto Amattuzi. 

De forma virtual, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, participou da abertura da reunião, onde se colocou à disposição para receber as demandas. “O governador Ratinho Junior já autorizou a atualização da tabela SUS no Paraná. Então, nós temos muito a tratar com os municípios, inclusive, sobre o Programa Mais Médicos, do Governo Federal”, destacou o secretário, ao dizer que está à disposição para receber os municípios na capital ou até mesmo para vir em uma reunião da AMCG.

Entre as demandas apresentadas estão as filas de pacientes oncológicos, vagas para hemodiálises, demora de cirurgias eletivas como ginecologia e ortopedia, falta de vagas para consultas, exames e cirurgias em hospitais mais próximos dos municípios, além da necessidade de uma regulação igualitária dos municípios da região para vagas de internação. “A região nunca esteve tão ruim, o Estado precisa olhar para nós como fez com outras regiões”, pontuou a secretária de Saúde de Jaguariaiva, Amália Cristina Alves. 

Elaboração de relatório

A presidente da AMCG, Elisangela, comenta que a reunião resultou positivamente, principalmente, para somar a força política dos prefeitos com relação aos problemas técnicos da Saúde. “Não estamos fazendo motim contra o Estado, somos aliados. Somente queremos parceria reciproca. Queremos a equidade das regiões”, afirmou. 

Diante disso, ficou definido que os presidentes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosens), Anderson Cato, da 21ª regional; e Maria Lídia Kravutschke, da 3ª regional, serão responsáveis por elaborar um relatório com os apontamentos dos problemas e as possíveis soluções, juntamente com os técnicos de cada cidade. 

Na próxima reunião esse relatório será apresentado junto aos prestadores de serviços da região, que são os hospitais Bom Jesus, Santa Casa e Moriah (Castro), entre outros, para a busca de soluções. A reunião deve contar com a presença do deputado e secretário estadual Beto Preto.  

Fadel anuncia R$ 5 milhões para equipamentos

O ex-prefeito de Castro e deputado estadual Moacyr Fadel, na oportunidade, e diante as dificuldades de tratamento de pacientes, anunciou o repasse de R$ 5 milhões de reais, oriundos de cota parlamentar, para equipar Clinica de Hemodiálise de Castro, para atender pacientes da região que se desloquem para municípios distantes, após o fechamento da clínica. O parlamentar também se comprometeu em auxiliar os municípios da região e garantir uma agenda com o secretário estadual de saúde, Beto Preto, no decorrer dos próximos meses, a fim de expor as demandas regionais.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE