CimSaúde debate melhorias para o SUS junto ao Governo do Estado | aRede
PUBLICIDADE

CimSaúde debate melhorias para o SUS junto ao Governo do Estado

Conferência Estadual reuniu gestores e representantes do setor. Encontro colocou em pauta as medidas necessárias para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS)

Presente na Conferência Estadual, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou também a necessidade de uma revisão no financiamento do SUS
Presente na Conferência Estadual, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou também a necessidade de uma revisão no financiamento do SUS -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) marcou presença durante a 13ª Conferência Estadual da Saúde realizada em Pinhais. Após participar de diversas Conferências Municipais da região, a equipe integrou as propostas do Paraná, que devem seguir para a Conferência Nacional, agendada para os dias 2 a 5 de julho em Brasília. 

Neste ano, as Conferências tiveram como tema ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia’. O Sistema Único de Saúde garante o acesso de todos, sem distinções. Há muitos desafios a serem galgados, mas estamos no caminho para que, cada vez mais, possamos entregar serviços de melhor qualidade para a população”, avalia a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

Diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, marcou presença no evento
Diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, marcou presença no evento |  Foto: Divulgação
  

Para Pâmella, ao participar dos debates a nível do Estado, o CimSaúde vem ajudando no desenvolvimento da defesa pelo SUS. Na região dos Campos Gerais, o Consórcio atende pacientes no Atendimento Ambulatorial, atuando como um “braço” das Unidades Básicas de Saúde, que encaminham pacientes de nível intermediário e alto risco.

Entre as propostas da Conferência Estadual, a diretora do Consórcio destacou o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS). “É no município que se inicia o atendimento dos pacientes. Se as APS’s não estiverem fortalecidas, a atuação em Rede que pregamos, não irá funcionar”, aponta.

Presente na Conferência Estadual, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou também a necessidade de uma revisão no financiamento do SUS. "Temos batido insistentemente nessa tecla. A tabela do SUS não tem reajustes há pelo menos 14 anos. É preciso manter um diálogo conciso, porém de cobrança com o governo federal, para que tenhamos mais recursos e possamos, de maneira tripartite, contribuir para o funcionamento vital da saúde pública".

Da Conferência Estadual surgiu documento que elenca as propostas em quatro eixos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do Controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, e “Amanhã será um outro dia para todas as pessoas”.

As 3ª e 21ª Regionais de Saúde, que abrangem os municípios do CimSaúde enviaram dezenas das propostas que integram o caderno que será entregue durante a Conferência Nacional. Aumentar as consultas, exames e vagas junto ao Consórcio está entre elas. “Muitas propostas contemplavam os Consórcios Intermunicipais de Saúde, no que tange os serviços da atenção ambulatorial especializada”, finalizou Pâmella.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE