Municípios da região buscam fortalecer a segurança nas escolas | aRede
PUBLICIDADE

Municípios da região buscam fortalecer a segurança nas escolas

Após os ataques em Blumenau (SC) e São Paulo (SP), que tiraram a vida de quatro crianças e uma professora, prefeituras e câmaras discutem novas medidas

Tibagi anunciou a instalação de ‘Sirenes do Pânico’ e destinou um segurança para cada escola e CMEI
Tibagi anunciou a instalação de ‘Sirenes do Pânico’ e destinou um segurança para cada escola e CMEI -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os municípios dos Campos Gerais iniciaram nas últimas semanas uma série de debates em torno da segurança nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Após os ataques registrados em Blumenau (SC) e São Paulo (SP), que tiraram a vida de quatro crianças e uma professora, prefeituras e câmaras municipais da região já colocam em pauta medidas que devem oferecer uma maior proteção a estudantes e funcionários.

Em Tibagi, o prefeito Artur Butina (PSC) participou nessa segunda-feira (10) de uma reunião com representantes dos setores de Educação e Segurança Pública, que tratou da tomada de decisões emergenciais. Ficou decidido que a partir dessa terça-feira (11) será disponibilizado 1 segurança em cada um dos cinco CMEIs e cinco escolas municipais.

Será dado início também ao procedimento para a ampliação no número câmeras de monitoramento em todas as 10 escolas municipais, principalmente com foco no ambiente externo e arredores. Também será instalada uma “sirene do pânico”, que poderá ser acionada a qualquer momento para alertar sobre qualquer risco.

Outras frentes de atuação

A Prefeitura de Irati também está reforçando o trabalho de prevenção. De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania, Lee Jhefferson de Souza, as equipes estão realizando rondas em todas as instituições de ensino municipais, conversando com diretores e repassando orientações. Segundo o secretário, as rondas serão mantidas, assim como serão ampliadas as abordagens a qualquer pessoa que esteja em atitude suspeita próximo às instituições de ensino. Denúncias podem ser realizadas através do 153, durante 24 horas por dia. 

A secretária municipal de Educação de Irati, Jandira Girardi, acrescenta a compreensão em relação a preocupação dos pais e familiares. “A mesma preocupação é nossa. Me coloco no lugar dos pais e estamos olhando por essa situação. Vamos fazer o que é possível, dentro da lei e da nossa realidade para reforçar a segurança”, comenta.

Monitoramento

O prefeito de Cândido de Abreu, Renan Romanichen (PTB), se reuniu com o jurídico do município, Secretário de Administração, Secretário de Finanças e Secretária de Licitações para tratar de assuntos voltados à segurança nas escolas municipais. Nesta reunião foi definida a instalação de câmeras de segurança nas unidades escolares e vigias na entrada e saída de alunos das escolas. Outras ações, como a contratação de empresa de segurança para as unidades escolares e prédios públicos, também foram discutidas.

A Secretária Municipal de Educação de Imbituva esteve em reunião para discutir assuntos referentes à segurança nas escolas. Em conversa, o delegado Thiago Andrade, a pasta solicitou o reforço do patrulhamento nas escolas e CMEIS, bem como a instalção de um ‘Botão do Pânico’. Em Ventania, o prefeito José Luiz Bittencourt (PL) se pronunciou. “Já estamos avaliando a destinação de um porteiro para cada escola. A prefeitura de Ventania está atenta e faremos sempre o melhor pela Educação do município”, disse.

Com informações das Assessorias de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE