Empresa do ramo de tabaco anuncia expansão em São João do Triunfo
Prefeito Abimael do Valle destacou a importância da conquista para o município
Publicado: 30/03/2023, 17:09
A administração municipal de São João do Triunfo segue em busca de estratégias e parcerias visando o fortalecimento da indústria e da economia. Nesta quinta-feira (30), o prefeito Abimael do Valle (PT) anunciou mais uma conquista. A empresa UTC Brasil Leaf Tabacos realizará uma expansão na cidade.
O gestor municipal explicou que, atualmente, o empreendimento gera mais de 30 empregos diretos e possui mais de 600 produtores de tabaco cadastrados. “Com a futura expansão, a empresa pretende comprar 10 milhões de quilos de tabaco nos próximos anos. Essa notícia nos anima. Vem pela frente mais geração de emprego e renda em nossa cidade. É algo importantíssimo para a nossa economia”, declarou.
Abimael também relembrou que São João do Triunfo está entre os maiores produtores de tabaco do país. “Ouvi do diretor da empresa, que com a vinda da UTC para São João do Triunfo, outras empresas do ramo já estudam a sua instalação no Município. Está é a segunda empresa que conseguimos trazer para a cidade , gerando emprego e renda para várias famílias”, disse.
Referência no setor
A cidade de São João do Triunfo se consolida cada vez mais como uma referência estadual e nacional na produção de tabaco. Segundo o levantamento mais recente divulgado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o município registrou uma colheita de 18,2 toneladas na safra 2020/2021. O desempenho coloca São João do Triunfo no topo do ranking estadual, ficando à frente de outras cidades dos Campos Gerais e Centro-sul, como Rio Azul, Ipiranga, Prudentópolis, Irati, Palmeira e Imbituva.
No ranking nacional, São João do Triunfo ficou atrás apenas do município de Canguçu, localizado no Rio Grande do Sul, que produziu cerca de 18.845 toneladas. O que chama atenção é o fato desse total produtivo triunfense estar relacionado a 2.125 famílias produtoras, enquanto Canguçu possui 5.144. A média de cultivo de cada propriedade de São João do Triunfo gira em torno de 8.594 quilos, contra 3.664 do município gaúcho.