Prefeitos da região pedem apoio para amenizar impacto das chuvas | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitos da região pedem apoio para amenizar impacto das chuvas

Gestores das 19 cidades que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) solicitam apoio do Governo do Estado a fim de diminuir os danos

Presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, reforça importância de uma ampla união para reverter os estragos causados pelas chuvas
Presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, reforça importância de uma ampla união para reverter os estragos causados pelas chuvas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As chuvas dos últimos dias vêm causando diversos estragos na região. Prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estão se mobilizando para conter os efeitos, mas solicitam apoio do Estado a fim de diminuir os danos. “Um dos principais problemas é quanto às condições das estradas rurais”, apontou o presidente e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (União), lembrando ainda que a previsão é que o tempo chuvoso permaneça nos próximos dias.

Com municípios de longas extensões rurais, a região pena para manter as condições de trafegabilidade. Em diversos trechos, agricultores e o transporte escolar ficaram impossibilitados de passagem. “Nossas estradas rurais estão em péssimas condições”, contou o chefe do Executivo de Ventania, José Luiz Bittencourt (PL). “Também estamos com diversas reclamações quanto às estradas federais e estaduais, que estão com muitos buracos”, completou o prefeito de Palmeira, Sérgio Belich (União). 

O trecho que liga os municípios de Castro e Tibagi, na PR 340, inclusive, ficou completamente interditado na última semana, devido a deslizamentos de terra. De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura de Tibagi, a cidade registrou aproximadamente 200 milímetros de chuva em um período de 24 horas, ainda no mês de fevereiro.

Problemas recorrentes

“Infelizmente, é um problema comum em nossos municípios. Todos estamos passando pelas mesmas dificuldades”, disse o prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto (PSB). Dentro das cidades, ruas esburacadas e bueiros entupidos também estão incomodando a população. “Já começamos a mobilizar equipes para resolver os problemas mais urgentes”, relatou o prefeito de Arapoti, Irani Barros (PSD). Chefe do executivo de Curiúva, Nato Moura (PSD), destaca a necessidade de apoio dos municípios para conter os estragos. “Precisamos de auxílio do Estado, seja com maquinário ou recursos extras”, avaliou. 

Diálogos com o Estado

Para solicitar formalmente apoio ao Governo, a AMCG deve oficiar o Estado. “Temos que nos unir para tentar minimizar os problemas. Vamos solicitar apoio, principalmente, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER)”, antecipou Carneiro. Além das péssimas condições das estradas, o período chuvoso deixou prejuízo para dezenas de famílias na região. Os bairros Itiberê e Emanoel Isidoro em Piraí do Sul, por exemplo, ficaram embaixo d'água na última semana. “Estamos fazendo o possível para ajudar as famílias, mas pedimos a compreensão dos munícipes, já que dependemos das condições do tempo para iniciar os reparos”, antecipa.

Deputado Moacyr Fadel dialoga com gestores

O deputado estadual Moacyr Fadel (PSD) protocolou nesta última sexta-feira (24) um ofício emergencial junto ao Governo do Paraná solicitando apoio financeiro e logístico para os municípios dos Campos Gerais. Fadel explicou que o documento foi enviado com o objetivo de garantir a continuidade das ações já prestadas pela Defesa Civil e pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR) no decorrer dos últimos dias. “Protocolamos o ofício de emergência visando o atendimento aos nossos municípios, devido ao grande estrago registrado não só nas rodovias asfaltadas, que servem como ligação entre as cidades, mas também nas estradas rurais”, disse.

Moacyr dialogou com o presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro. “Ele nos relatou a situação precária existente em todos os municípios dos Campos Gerais e nos pediu apoio. Muitas estradas estão intransitáveis. Estamos mantendo contato com todos os gestores da região, com o objetivo de auxiliar da melhor maneira possível. Já entramos em contato com todos os órgãos responsáveis, em especial com a diretoria do DER aqui na nossa região, pedindo apoio logístico”, afirmou o parlamentar.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE